SEMINÁRIO NACIONAL DE TURISMO ATRAIU NORTE MINEIROS A CAPITÓLIO

Autoridades municipais, estaduais e federais, além de figuras de destaque do turismo nacional participaram, de 11 a 13 de julho, do Seminário Nacional de Governança para o Turismo, em Capitólio (MG). O encontro foi promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e Confederação Nacional de Municípios (CNM) . No evento, ministros, deputados, senadores e especialistas de instituições ligadas ao Turismo debateram os rumos das atividades turísticas nas cidades brasileiras. 

Quase 500 convidados marcaram presença no encontro sobre os desafios para o desenvolvimento sustentável nos municípios. Entre os participantes, destacou-se a delegação do norte de Minas Gerais, numa Missão Técnica coordenada pela Associação Súber do Serra Nova e amigos do Parque Estadual Serra Nova e Talhado, em parceria com o Sebrae Minas.

Foram 35 integrantes, num grupo composto por representantes de entidades importantes como, ACIPORT, SEBRAE, Prefeituras de Porteirinha, de Serranópolis de Minas, de Rio Pardo de Minas e de Mato Verde, ADESEG, SENAR Minas, EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, ADISER, CODESP e Câmaras de Vereadores de Porteirinha e Serranópolis de Minas.

Após viajar mais de 800 km de ônibus para Capitólio, os integrantes da Missão Técnica tiveram oportunidade de perceber o nascimento de um novo Brasil, que acredita em seu potencial e confia no seu futuro. A programação do encontro contou com palestras sobre as temáticas do potencial do turismo brasileiro, governança em políticas públicas para o Turismo e o marketing turístico como forma de vender os destinos turísticos. Paralela à programação do evento, foi realizada a Feira de Negócios Turísticos Destino do Brasil – Edição Minas Gerais, onde os participantes puderam apreciar e degustar os produtos turísticos gastronômicos e assistir as apresentações culturais de Minas Gerais. O ponto alto do agronegócio foi o premiadíssimo Queijo Canastra, além da cachaça e dos pratos típicos à base de peixes de pesca. 

O encerramento do Seminário teve como destaque a apresentação da história do Queijo na Serra da Canastra, por meio do “Seu Ivair”, que, com a ajuda do SEBRAE e da Associação APROCAN, conquistou medalha ouro no Concurso Mundial de Queijos, realizado na França. Tudo isso sem perder a autenticidade da vida artesanal, mineira e simples.

Enfim, a participação no Seminário Nacional de Governança para o Turismo trouxe entusiasmo e confiança para investirmos no que temos de melhor em nosso país: cultura e beleza natural. “Entendemos que o turismo é a grande alternativa que temos de resolver os graves problemas sociais da nossa região, de levantar a autoestima da população e realizar sonhos”, comentou a Presidente da Suber, Rosilei Martins, organizadora da Missão técnica.

O técnico Jadlson Borges, analista do Sebrae, que acompanhou o grupo a Capitólio, representando o SEBRAE, afirmou que “precisamos unir forças para transformar nossa região num excelente destino turístico, assim como aconteceu com o queijo da Canastra, de qualidade ouro. Temos rico potencial e excelentes projetos, na área do agroturismo”.

O Seminário trouxe como resultado marcante para a região Serra Geral a consolidação de uma parceria com o SEBRAE para realização do Plano de Manejo e o Estudo de Viabilidade do Parque Estadual Serra Nova e Talhado, por solicitação de um grupo de empresários participantes da Missão Técnica, representado pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porteirinha – ACIPORT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hasiltogel.xyz