Roteiros Inesquecíveis: Vivenciar a cultura popular

Conheça um dos principais caldeirões culturais do Brasil no interior nordestino

Em si, Luiz Gonzaga carregou boa parte da cultura nordestina. Na roupa levava o couro. Nas letras iam a religiosidade, as festas, a natureza e os causos. E na melodia foram diversas manifestações da região. Não apenas o xote e o baião, mas também influências como a da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto. 

E na Rota do Carcará a vivência de toda essa cultura é autêntica. Na Chapada do Araripe existem diversas formas de conhecer a riqueza. A cidade natal de Luiz Gonzaga está no pé da chapada. Em Exú é possível conhecer toda a história de vida e carreira do músico popular mais importante do Brasil. No Parque Aza Branca estão fotos, prêmios, instrumentos e muitos outros objetos do Rei do Baião.

Subindo o Araripe, a Fundação Casa Grande deixa que as crianças guardem a cultura local. A primeira casa do município de Nova Olinda foi transformada em um centro de manutenção das tradições do Cariri. São mantidas através de um museu, mas também através da oralidade e de vivências. Como a Renovação, que é uma espécie de troca de direção da casa que acontece todo mês de dezembro.

Andando um pouco mais pela mesma rua, chega-se ao Museu do Couro e ao Ateliê de Espedito Seleiro. Além de lojinha e de contar a história do uso do material na região é possível conversar com o próprio artesão que já teve suas peças em grandes passarelas do Brasil. 

Descendo a ladeira do Araripe, chega-se a Crato, Juazeiro do NorteBarbalha e muito mais. São cidades muito próximas que se movimentam culturalmente o ano inteiro. Entre dezembro e janeiro tem o Ciclo de Reis, tem o centenário Pau da Bandeira em Barbalha em maio e tudo unido na Mostra Sesc Cariri que acontece em novembro. Não esqueçamos da Lira Nordestina, uma tradicional editora de cordéis mantida até hoje. 

Para aproximar as pessoas dos mestres que mantêm as tradições culturais foram criados os museus orgânicos. As casas e oficinas deles foram abertas para visitação e mediante agendamento podem ser conhecidas pelo público.

Outro marca cultural da Rota do Carcará é a religiosidade que se manifesta em Juazeiro do Norte no segundo local que recebe mais católicos no Brasil por causa de Padre Cícero. No Caminho das Origens, Oeiras respira a Semana Santa mantendo tradições históricas e com sua Procissão do Fogaréu que ilumina as ruas da primeira capital do Piauí. Floriano realiza uma grande encenação da Paixão de Cristo no segundo maior teatro a céu aberto do país, enquanto Amarante preserva a história de sua Festa do Divino no mês de junho.

Na região de Teresina é possível conhecer um pouco do artesanato de cada região do Piauí. Doces, esculturas e outros objetos em madeira, argila, pedras e diversas fibras de árvores da região podem ser encontradas. Já às margens do São Francisco, as carrancas embelezam e dão autenticidade às esculturas dos artesãos. Em Petrolina é possível visitar o ateliê da artista Ana das Carrancas e conhecer o trabalho que hoje é levado por suas filhas.

Quando Ir

Existem muitos eventos interessantes durante todo o ano, mas há momentos em que as culturas estão mais em evidência. Alguns desses momentos são:

– Ciclo de Reis entre dezembro e janeiro no Cariri

– Semana Santa no Piauí e no Cariri

– Pau da Bandeira em Barbalha no mês de junho

– Festas Juninas em Teresina, Petrolina,Timon e Juazeiro do Norte

– Romarias de Juazeiro do Norte – confira um calendário no link

– Procissão das Sanfonas em Teresina no mês de agosto

– Festa da Saudade em agosto e Viva Gonzagão em dezembro na cidade de Exú

– Mostra Sesc Cariri em novembro

– Renovação da Fundação Casa Grande em dezembro

Com quem ir

Consultando nossa lista de receptivos há uma série de indicações. O interessante é agendar com antecedência para se programar para os eventos.

Como chegar

Tanto Teresina, quanto Petrolina e Juazeiro do Norte podem ser portas de entrada interessantes. O importante é definir qual o evento ou ponto principal de interesse. 

Dicas no Insta

@rota_do_carcara

@fundacaocasagrande

@geleiatotal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hasiltogel.xyz