Espaços bem-estar, casamentos, startups e termalismo são novidades da Festuris 2019

Festuris Gramado 2019 traz inovações como Espaço Bem-Estar e Termalismo, Espaço Wedding e Startup Área, além de aprimoramentos no Espaço MICE e Experiência. Evento, com mais de duas mil marcas expositoras, espera gerar negócios superiores aos R$ 300 milhões alcançados em 2018.

Festuris Gramado 2019: mais inovações impactantes

A edição da Feira Internacional de Turismo da Cidade de Gramado deste ano, Festuris 2019, não deixou de lado seu DNA de trazer inovações impactantes tanto para o setor do Turismo quanto para o de eventos — um diferencial com três décadas de existência.

E, a partir de agora, dá envergadura a segmentos pouco trabalhados dentro das feiras especializadas em produtos e servidos de turismo. Essa lacuna está sendo coberta com o lançamento de espaços exclusivos para bem-estar, casamentos, startups e termalismo.

A realização da Rossi Zorzanello Feiras e Eventos, hoje considerada uma das melhores plataformas para negócios B2B — business to business: comércio apenas entre Pessoa Jurídica e Pessoa Jurídica — da América Latina, ocorre de 7 a 10 de novembro agora.

A edição da Feira Internacional de Turismo da Cidade de Gramado deste ano, Festuris 2019, não deixou de lado seu DNA de trazer inovações impactantes tanto para o setor do Turismo quanto para o de eventos — um diferencial com três décadas de existência

Festuris Gramado 2019: crescimento em meio à crise

A área de expositores contabiliza incremento médio entre 4% e 5% em relação 2018, superando a estimativa de crescimento prevista para a economia brasileira em 2019. São mais de duas mil marcas confirmadas e praticamente 100% de espaços comercializados.

Os organizadores da Festuris 2019 preveem superar os R$ 300 milhões em geração de negócios alcançados ano passado. Esse número foi levantado a partir de uma pesquisa desenvolvida com metodologia científica pela Universidade de Caxias do Sul — UCS.

— Apesar da crise no País, o Turismo mostra-se resilente. E muito veloz para se adaptar às mudanças, superar obstáculos, resistir à pressão de situações adversas. O crescimento do Festuris 2019 é uma prova disso — destaca Marta Rossi, diretora da Festuris 2019.

Os organizadores da Festuris 2019, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, preveem superar os R$ 300 milhões em geração de negócios alcançados ano passado, número vindo de pesquisa feita com metodologia científica pela Universidade de Caxias do Sul — UCS

Festuris Gramado 2019: três plataformas de trabalho

A programação se divide entre três plataformas de trabalho: encontros exclusivos com presença mediante ingressos pagos; capacitações abertas a todos os participantes; e feira de negócios propriamente dita, agora com duração ampliada, das 13:00 às 20:00 horas.

Os primeiros, integrando o Meeting Festuris, reúnem palestrantes reconhecidos pelo mercado em seus segmentos de atuação. Ele será desenvolvido de 8:00 horas da manhã ao meio-dia dos dias 8, sexta-feira, e 9, sábado, nos salões do Hotel Master Gramado.

Os dois outros acontecem dentro dos amplos pavilhões do Sierra Park Centro de Feiras e Eventos, com 25 mil metros quadrados de área ocupados por cerca de 2.500 marcas expositoras — a serem visitadas por 15 mil profissionais de todo o Brasil e do exterior.

A programação da Festuris 2019 tem três plataformas de trabalho: encontros exclusivos com presença mediante ingressos pagos; capacitações abertas a todos os participantes; e feira de negócios propriamente dita, com duração ampliada, das 13:00 às 20:00 horas

Festuris Gramado 2019: cases de sucesso no Meeting

O Meeting Festuris tem por objetivo debater assuntos em crescimento no mercado do Turismo, apresentar conceitos os mais atuais relativos ao aprimoramento das atividades de viagens, traçar rumos para o desenvolvimento do setor e detalhar cases de sucesso.

Além do enriquecimento permitido com a apresentação de conteúdos de grande valor, ele ainda permite criar e ampliar o networking com importantes lideranças regionais, nacionais e internacionais, em contatos frente a frente, sem presença de intermediários.

Esse universo engloba estudantes de graduação, professores universitários, membros de órgãos oficiais de Turismo nos níveis municipais, estaduais e federal, representantes de destinos, empreendedores de sucesso, agentes de viagens, jornalistas especializados…

O Meeting Festuris é restrito a 500 participantes e todos eles, quando na ambientação da Feira de Negócios, terão acesso livre a setores exclusivos: Espaço Conteúdo, Espaço de Exposição e Experiências, Espaço Personalidades e Espaço de Relacionamento Abav.

O Meeting Festuris 2019 é restrito a 500 participantes e todos eles, na ambientação da Feira de Negócios, terão acesso livre a setores exclusivos: Espaço Conteúdo, Espaço de Exposição e Experiências, Espaço Personalidades e Espaço de Relacionamento Abav

Festuris Gramado 2019: Meeting com palestrantes renomados

Os 17 palestrantes confirmados para o Meeting Festuris 2019 compõem um plantel de nomes consagrados em suas áreas de atuação e respeitados por seus pares de mercado. Eles são os seguintes, aqui relacionados segundo a ordem alfabética dos seus nomes:

  • Ana Baéz, presidente da Turismo & Conservación, da Costa Rica
  • Antônio Carlos Silveira Soares, criador do Voucher Único, sucesso na Cidade de Bonito, no Estado do Mato Grosso do Sul
  • Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal
  • Bob Santos, secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo do Brasil
  • Caroline Putnoki, diretora da Atout France
  • Deborah Villas-Bôas Dadalt, sócia-diretora do SPA do Vinho Autograph Collection Hotel
  • Eduardo Hommerding, criador da Dobra, carteiras e porta-documentos feitos à mão
  • Guilherme Massena, criador da Dobra, carteiras e porta-documentos feitos à mão
  • Guilherme Paulus, fundador da CVC
  • Malcolm Griffiths, diretor da Visit Britain
  • Gustavo Timo, diretor da Associação dos Operadores de Turismo de Aventura — ATTA
  • Hilário Krauspenhar, proprietário da Rede Sky Hotéis
  • Lauro Justo Pereira, idealizador do Concierge Gramado
  • Magda Mofatto, deputada federal e empresária
  • Malcolm Griffiths, diretor do VisitBritain
  • Pedro Accorsi, idealizador do Concierge Gramado
  • Silvana Biagiotto, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau da América Latina e do Caribe
  • Tiago Lima, fundador da Trip Tri Viagens Econômica em Grupo
Os palestrantes do Meeting Festuris 2019 compõem um plantel de nomes consagrados em suas áreas de atuação e respeitados por seus pares de mercado. Eles vão abordar temas englobando as mais diversas expertises relacionados à atividade do Turismo

Festuris Gramado 2019: resumos de alguns temas do Meeting

Os assuntos a serem abordados durante o Meeting Festuris 2019 englobam diversas áreas de expertise. Selecionamos alguns deles e antecipamos um resumo dos conteúdos das palestras, abrangendo inovadora solução de Marketing e sustentabilidade, por exemplo.

Antônio Carlos Silveira Soares, trazendo o tema “Sustentabilidade versus Modelo de Negócios”, contará a história do Voucher Único, modelo de gestão com o qual a Cidade de Bonito ganhou diversos prêmios mundiais como exemplo de modelo de preservação.

Bob Santos, com o tema “Turismo Rodoviário”, mostra a relevância desse segmento no desenvolvimento de destinos turísticos, detalhando formas de incremento, melhorias e modernização implantadas pelo Governo Federal para o aprimoramento da atividade.

Deborah Villas-Bôas Dadalt, empreendedora visionária, através de sua trajetória de jornalista, empresária do enoturismo, vitivinicultora e administradora de equipamento de hospedagem, para mostrar como conceito e produto podem transformar uma região.

Hilário Krauspenhar, após transformar o Hotel Sky, construído no estilo bávaro, num dos mais belos cartões-postais da Cidade de Gramado, apresentará o Sky Palace Hotel, novo empreendimento da rede, assentando segundo modelo de total sustentabilidade.

Malcolm Griffiths, especialista em Comunicação de Marketing, vai trazer bastidores dos grandes festivais de música sucesso na Grã-Bretanha e da campanha “Loves”, além da forma de parceria pública e privada impulsionadora do Turismo de Eventos no país.

Três dos 17 palestrantes do Meeting Festuris 2019: Antônio Carlos Silveira Soares e o sucesso do Voucher Único; Bob Santos, novo crescimento do Turismo Rodoviário; e, Deborah Villas-Bôas Dadalt, conceito e produto como transformadores de uma região

Festuris Gramado 2019: turismo para comemorar casamentos

Na distribuição dos estandes, um novo segmento será apresentado neste ano. Trata-se do Espaço Wedding, voltado para dinamizar o potencial do Turismo especializado em casamentos. E um dos expositores inauguradores do setor é o Principado de Mônaco.

Os destinos de casamento nunca estiveram tão na moda. Alguns, como a própria Cidade de Gramado, estão se especializando. Então, estava na hora da Festuris trabalhá-los com carinho especial, oferecendo diferenciais capazes de dinamizar seus produtos e serviços.

A ideia é trazer para cá as melhores referências mundiais no setor, como a Cidade de Cancun, no México; Cidade de Cannes, na França; Cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos da América; e, Cidade de Toscana, na Itália — além da Tailândia e do Taiti.

Seus 140 metros quadrados reúnem Agaxtur Bal Harbour Village, Beachcomber Resorts & Hotels, Diversa Turismo, Hard Rock Hotels, Hotel Ritta Hoppner, Sandals Beaches & Resorts, Sandos Hotels & Resorts, The Shore Club Resort T&C e TL Portfólio.

— Nossa intenção, como o novo Espaço Wedding, é compor uma mostra de destinos, hotéis e outras empresas especializadas, acostumadas a se envolver com casamentos, setor mostrando ampla expansão — explica o diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello.

Na distribuição dos estandes da Festuris 2019, novo segmento será apresentado. Trata-se do Espaço Wedding, voltado para dinamizar o potencial do Turismo especializado em casamentos. Um dos expositores inauguradores do setor é o Principado de Mônaco

Festuris Gramado 2019: bem-estar e opções de termalismo

Outra novidade da Festuris 2019 está relacionada ao produtos e serviços do Turismo relacionados à geração de benefícios de saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas, impactadas a partir do uso de águas minerais e do contato com águas termais.

Trata-se do Espaço Termalismo e Bem-Estar, agregando expositores especializados no tema, indo desde órgãos públicos nos níveis municipal, estadual e federal até balneários, centros de terapias, complexos voltados ao bem-estar, meios de hospedagem, SPAs etc.

O Estado de Santa Catarina, um dos destinos nacionais mais experientes na exploração desse segmento do Turismo em terras brasileiras, é o expositor master, através da Santa Catarina Turismo — Santur, ocupando o lounge principal com uma temática sensorial.

Juntam-se as também catarinenses Pratas Thermas Resort & Convention, da Cidade de São Carlos, ao Sul, e Termas da Guarda Hotel, da Cidade de Tubarão, no litoral, além da Cidade de Cipó, situada no extremo Nordeste do Estado da Bahia, estreante na feira.

Outra novidade da Festuris 2019 está relacionada ao produtos e serviços do Turismo relacionados à geração de benefícios de saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas, impactadas a partir do uso de águas minerais e do contato com águas termais

Festuris Gramado 2019: crescimento da presença de startups

Mais uma novidade da Festuris 2019: Startup Área, valorizando startups contribuindo para o desenvolvimento do setor do Turismo. Já presentes, pela segunda vez, a Flight Help Brasil, com seu suporte a direitos dos passageiros de avião, e a estreante Turbox.

Esta última volta-se à gestão digital de agências de viagens, principalmente de porte micro e pequena empresa. Participante da Gramado Summit 2019, viu perspectivas em apresentar suas criações justamente aos profissionais capazes de se beneficiar com elas.

Mais uma novidade da Festuris 2019: Startup Área, valorizando startups contribuindo para o desenvolvimento do setor do Turismo. Já presentes, pela segunda vez, a Flight Help Brasil, com seu suporte a direitos dos passageiros de avião, e a estreante Turbox

Festuris Gramado 2019: consolidação do Espaço Luxury

Uma criação da Festuris, já consolidada em sua quarta edição, é o Espaço Luxury, voltado a vendedores e compradores especializados no segmento de produtos e serviços relacionados a Turismo de Luxo, praticamente imune às crises da economia mundial.

Nesse ano, cresceu de tamanho, ocupando agora uma área com 360 metros quadrados, nos quais todos os detalhes foram pensados e planejados para uma melhor efetividade na geração de negócios — inclusive com programação social específica fora da feira.

Alguns integrantes do Espaço Luxury da Festuris 2019: Hello Tourism Connections, Kangaroo Tours, Mercatur, Nobu Hotel Los Cabos, Nobu Hotel Miami Beach, Raidho, Tempo VIP DMC Portugal, Teresa Perez, Uneworld e Unico 2087 Hotel Riviera Maya.

— O Espaço Luxury se consolidou tanto no mercado nacional quanto no internacional. Maior prova disso está na entrada de novos parceiros em suas rodadas de negócios. É, sem dúvida, um formato aprovado — ressalta o Luxury Manager, Marcelo Zingalli.

— A organização do Espaço Luxury nos dá segurança. Conseguimos conversar com todos os profissionais, com reuniões agendadas, sem problemas — destaca Taylise Fernandes, diretora de Relacionamento e Comunicação da Hello Tourism Connections.

Uma criação da Festuris, já consolidada em sua quarta edição, é o Espaço Luxury, voltado a vendedores e compradores especializados no segmento de produtos e serviços relacionados a Turismo de Luxo, praticamente imune às crises da economia mundial

Festuris Gramado 2019: Espaço MICE incorpora tecnologia

O tradicional Espaço MICE — acrônimo formado pelas iniciais dos termos em inglês meetings, incentives, conferences e exibitions (encontros, incentivos, conferências e exibições) — teve denominação ampliada, somando o termo também inglês Experience.

Até então reunindo apenas empresas especializadas em Turismo de Eventos e Turismo de Negócios, agora agrega também soluções de conteúdo e de avanços em tecnologia, absorvendo expositores do antigo Espaço Tech & Corporativo, como ocorreu em 2018.

Agora, além das marcas associadas a Conventions & Visitors Bureax, destinos, hotéis especializados no corporativo e similares, passa a incorporar as soluções de tecnologia associadas ao Turismo, principalmente aquelas desenvolvidas no âmbito da mobilidade.

E dois nomes despontam nesse horizonte: um, presente em edições anteriores da feira, é a Limber Software, com sistema para gestão de parques; o outro é a debutante Oracle Brasil, trazendo suas inovações, principalmente na gestão moderna dentro da hotelaria.

O Espaço MICE, até então reunindo apenas empresas especializadas em Turismo de Eventos e Turismo de Negócios, a partir da Festuris 2019, agrega soluções de conteúdo e tecnologia, absorvendo expositores do Espaço Tech & Corporativo, como em 2018

Festuris Gramado 2019: cresce presença da África e Ásia

Dentre o mix de expositores compondo a Feira de Negócios da Festuris 2019 ressalta-se o retorno da Tailândia, após longo período ausente de eventos de Turismo no Brasil. Ela se junta a diversos destinos internacionais já tradicionais do evento e alguns estreantes.

São eles: Camboja, Cidade de Buenos Aires, Grã-Bretanha, Ilhas Seychelles, Jordânia, Laos, Mianmar, Noruega, Paradise Coast, Saint Pete Clearwater e Vietnã. Interessante observar o crescimento da presença de destinos da chamada Indochina na Festuris 2019.

— Será nossa primeira no Brasil com Camboja, Laos, Mianmar e Vietnã. Chegamos com serviços e produtos flexíveis, personalizados de acordo com demandas dos clientes — projeta Timo Brym, CEO da Images Travel, representante daqueles novos destinos.

Surpreende também a concentração de destinos africanos, como Argélia, Costa do Marfim, Egito, Etiópia, África do Sul e Marrocos. Bastante diferenciados entre si, oferecem oportunidades para diferentes gostos e públicos, indo da praia ao deserto.

Eduardo Zorzanello, diretor da Festuris 2019 — acompanhado de sua esposa, Juliana Zorzanello —, comemora o fechamento da participação da Costa do Marfim ao lado de diretores do Turismo daquele país, um forte destino de Turismo do continente africano

Festuris Gramado 2019: locação de casas em Miami e Orlando

No segmento transportes aéreos, British Airways, Emirates e Iberia. Norwegian e Velle Representações oferecem oportunidades de navegação marítima. Enterprise, de aluguel de automóveis, e April, com seus seguros de viagem, também garantiram participação.

Marcas da hotelaria nacional e internacional já confirmadas: Belmond, Benchmark Resorts, Castelo Saint Andrews, Casa da Montanha, Design, H Plus, Kuara, Laghetto, Master, One & Only, Preferred, RCD, Sheraton, SPA do Vinho, Unique Garden e WZ.

Outra novidade presente pela primeira vez na Festuris é a Vacation Homes Collection — VHC, oferecendo aluguel de casas e mansões na Cidade de Miami e na Cidade de Orlando, ambas no Estado da Flórida, na costa Leste dos Estados Unidos da América.

Outra novidade presente pela primeira vez na Festuris é a Vacation Homes Collection — VHC, oferecendo aluguel de casas e mansões na Cidade de Miami e na Cidade de Orlando, ambas no Estado da Flórida, na costa Leste dos Estados Unidos da América

Festuris Gramado 2019: algumas imagens da Festuris 2018


O post “Espaços bem-estar, casamentos, startups e termalismo são novidades da Festuris 2019” foi produzido, por João Zuccaratto, jornalista especializado em Turismo baseado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo.

Clique nos trechos em colorido ao longo do post “Espaços bem-estar, casamentos, startups e termalismo são novidades da Festuris 2019” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a conteúdos do próprio Turismoria, verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

O post “Espaços bem-estar, casamentos, startups e termalismo são novidades da Festuris 2019” pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Espaços bem-estar, casamentos, startups e termalismo são novidades da Festuris 2019” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar para ser substituída.

No post “Espaços bem-estar, casamentos, startups e termalismo são novidades da Festuris 2019”, a repetição de algumas expressões, como “Abav Expo Internacional de Turismo 2019”, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *