De Teresina a Petrolina. Aventura entre Piauí e Pernambuco

Uma incrível Road Trip pelo interior do Nordeste brasileiro e pela origem do homem americano

É possível que você já tenha visto alguma reportagem ou documentário sobre a famosa Serra da Capivara. Encravada no sertão nordestino, muitos desejam conhecer o parque nacional mas não sabem como se organizar para essa viagem. Agora seus problemas vão acabar com uma proposta de viagem que certamente será inesquecível e, dependendo de quantos dias você terá, vai querer repetir.

1. Alugue um carro em Teresina

Para pousar em terras nordestinas, o ideal é Teresina. Sendo a maior cidade do interior da região, é a que possui a melhor estrutura para você organizar sua Road Trip. Alugue um carro com nosso parceiro Rent Cars para a viagem e, se preciso, faça o câmbio. 

2. Conheça Teresina e arredores

Para fazer isso, 2 ou 3 dias devem ser suficientes. Em 1 dia você conhece a capital do Piauí com destaque para a Ponte Estaiada, artesanato, gastronomia e atividades no Rio Poti. Nos 2 dias seguintes procure os arredores. A dica de ouro é esticar 2 horinhas até o Parque Nacional de Sete Cidades e fazer um bate-volta. Mas existem opções de passeios históricos como Caxias, Pedro II e Campo Maior ou de ecoturismo por cachoeiras ou lagos de barragem.

3. Seguindo ao sul

É hora de pegar a estrada rumo à Serra da Capivara. Mas antes é preciso fazer uma paradinha em Floriano. Se hospede nessa cidade a 3 horas de Teresina e se organize para viajar pelos arredores. 1 ou 2 dias é suficiente. Entre a capital e Floriano está Amarante com uma visita à Fábrica da Cachaça Lira e no parque que fica ao lado com almoço regional e atividades na natureza. A 1 hora de Floriano, mas em outro sentido, está Oeiras. A cidade é histórica e foi a primeira capital do Piauí. Conheça o Centro Histórico tombado e bem preservado com suas igrejas e sobrados e os Morros que ficam nas entradas da cidade.

4. Chegou a hora de ir à Serra da Capivara

Em 3 horas de estrada, é possível chegar a São Raimundo Nonato ou Coronel José Dias. A primeira é a maior cidade da região, que fica a 20km do parque e a segunda é onde ficam as principais entradas da Serra da Capivara. São Raimundo é opção para quem deseja estar mais próximo a bancos, restaurantes e hotéis. Coronel é ideal para quem deseja maior contato com a natureza, uma noite estrelada e pousada confortável ou camping.

5. Rodando pelo parque

Em 2 dias é possível ter um gostinho do que é a Serra da Capivara, mas 3 dias é ideal para quem quer fazer grandes descobertas. A primeira ação é contratar um guia pois não é possível entrar no parque sem eles. Separe momentos para conhecer os 2 museus, do Homem Americano e da Natureza. 

6. Seguindo para Petrolina

Separe 1 dia para a viagem entre Serra da Capivara e Petrolina. Existem 2 possibilidades. Pela BR-234 é mais perto, mas existe um trecho sem pavimentação de 60km. Pela PI-465 é preciso ir até São João do Piauí e passar por cidades como Campo Alegre do Fidalgo e Queimada Nova. A estrada é mais estreita, percurso um pouco mais longo, mas é tudo asfalto. Confira a situação das estradas.

7. Vinhos e São Francisco

A dica é já jantar no Bodódromo que tem várias opções de carne de… carneiro. O dia seguinte já reserve para um dos passeios que misturam Vitivinícolas com Rio São Francisco (Rio Sol ou Vapor do Vinho). Organize sua viagem para estar em Petrolina no final de semana porque é quando há a garantia deles acontecerem. No dia seguinte chegou a hora de ir embora. Faça um city tour para conhecer artesanato, museus e igrejas por onde nasceram Ivete Sangalo e João Gilberto e curta um lindo por-do-sol na orla do Rio São Francisco antes da despedida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hasiltogel.xyz