Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples

Empreendedores do Estado do Espírito Santo criam aplicativo para facilitar busca por passagens aéreas sem especificação de destino. Resultados são apresentados em ordem crescente de preço, facilitando a escolha pelo consumidor. Serviço tem funcionamento simples e é totalmente gratuito.

 

Mevow permite planejar viagem a partir do custo da passagem

 

Paulo Henrique Pinto, um jovem brasileiro, estava em El Salvador, nação da América Central, contribuindo com o desenvolvimento de projeto de empreendedorismo social. Concluiu sua participação uma semana antes do prazo previsto de duração do trabalho.

Receoso em ficar tempo desnecessário no país com maior índice de violência no mundo sem estar enfrentando situação de conflito com inimigo externo ou guerra civil, e com recursos disponíveis, foi buscar possíveis destinos para viajar o mais rápido possível.

Fez isso a partir dos sites das companhias aéreas, pois precisava conciliar as despesas de custo das passagens e da estadia. Após buscas e mais buscas, sem conseguir encontrar uma solução, remarcou o bilhete de retorno, correu para o aeroporto e voltou para casa.

 

Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples
Ferramentas de pesquisa nos sites de empresa aérea apresenta apenas os voos daquela companhia; plataformas independentes exibem de todas as operadoras; mas exigem a colocação do destino como dado para busca, complicando a análise dos resultados

 

Mevow faz pesquisa de voos sem considerar destinos

 

Durante as horas dentro do avião, rememorando seu esforço perdido, teve um insight: os buscadores de passagens tradicionais engessam as possibilidades da pesquisa impondo a exigência do destino. Cortando essa informação, as opções de viagens seriam maiores.

Na sua mente formou-se a ideia de uma nova solução: pesquisar voos sem considerar os destinos, informando apenas local de saída, dia da partida e data de retorno. Ao mesmo tempo, nascia uma dúvida: “Será isso um negócio viável ou apenas um devaneio meu?”

Bom, se outras pessoas, além dele, também passassem pelas mesmas dores, haveria uma boa chance aí. E decidiu: logo após o retorno ao Brasil iria compilar dados, garimpando estudos, levantando estatísticas, pesquisando informações, e assim tomar suas decisões.

 

Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples
O surgimento da Mevow tem origem na ideia de pesquisar os voos sem considerar os destinos, informando apenas local de saída, dia da partida e data de retorno. Mas, antes, era preciso verificar se aquilo poderia se transformar em negócio com sustentabilidade

 

Mevow nasce para facilitar vida de qualquer viajante

 

Chegando à Cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, onde vive, logo de cara, reencontrou um amigo de longa data, pois conheceram-se ainda na quinta série do Segundo Grau: Hanna Biasutti Chequer — retornado da Europa, onde viveu cinco anos.

Nesse período, completou a graduação e fez um Mestrado em Marketing, além de usar o tempo livre para viajar praticamente por todo o Velho Mundo, aproveitando o excesso de opções em companhias aéreas, tanto as já tradicionais quanto aquelas de baixo custo.

O segredo estava em economizar nas passagens para poder aproveitar mais nos destinos. E, perguntado pelo Paulo como fazia as pesquisas, Hanna descreveu o mesmo processo braçal tentado por ele para se livrar do risco representado por El Salvador rapidamente.

 

Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples
A solução a ser materializada pela Mevow permitiria às pessoas economizar bastante nas passagens, podendo aproveitar bem mais os destinos. Estes seriam escolhidos em função do cardápio de opções de voos organizados dos mais baratos para os mais caros

 

Mevow é desenhada a partir de perfis dos consumidores

 

Paulo descobriu outra pessoa ter vivenciado as mesmas dificuldades. Explicou sua ideia para Hanna e este concordou em grau, gênero e número. Mas, como não queriam dar tiros a esmo, partiram para as pesquisas, encontrando diagnósticos interessantíssimos.

Considerando apenas viajantes brasileiros e compras de passagens aéreas, montaram o seguinte perfil:

1 — 83% pesquisam em sites de on line travel agencys — OTA (agências de viagens on line);

2 — 65% pesquisam apenas sites de companhias aéreas;

3 — 57% não têm destino definido ao iniciar buscas;

4 — Desses 57%, a maioria demora, em média, 30 dias para fechar a compra;

5 — 42% compram pelo site da companhia aérea;

6 — 15% compram pelo site de OTAs; e,

7 — 60% já desistiram da compra pela menos uma vez devido às dificuldades de pesquisar.

Inspirados, principalmente, pelo terceiro e último comportamentos, deram partida à montagem da solução. E, desde o início, estruturam o negócio dentro dos moldes de startup, visando colocar um Produto Viável Mínimo — MVP para teste pelo mercado.

Antes de prosseguir, pequeno parêntesis: startup é a empresa iniciante, normalmente de base tecnológica, criando negócio escalável e repetível, sob condições de incerteza. O termo popularizou-se no início dos anos 2000, com o surgimento das “empresas.com”.

 

Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples
As pesquisas confirmaram a existência de um forte mercado, com a maior parte dos consumidores decidindo suas viagens a partir de buscas no ambiente Web. Era hora de se colocar um produto no ar para testar e analisar a reação dos seus primeiros usuários

 

Mevow é criada pelo esforço de quatro empreendedores

 

Com Hanna Biasutti Chequer assumindo o Marketing, e, Paulo, a Direção Executiva, agregaram dois sócios — Michael Gonçalves, responsabilizando-se pela parte de Tecnologia, e, Ramon Rigoni, cuidando das Finanças —, operacionalizando a Mevow.

O aplicativo pode ser acessado por desktop, tablete ou smartphone. Seu funcionamento é de uma simplicidade sem par. E traduz à perfeição aquele insight do Paulo Henrique Pinto, com o usuário informando apenas local de saída, dia da partida e data de retorno.

Feito isso, basta clicar no botão Buscar Destinos e, em poucos segundos, a plataforma elenca todos os voos oferecidos pelas companhias aéreas a partir do aeroporto indicado, atendendo o período de tempo estabelecido, exibindo do mais barato para o mais caro.

 

Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples
Da esquerda para direita, os quatro jovens empreendedores da equipe Mevow: Michael André Gonçalves, diretor de Tecnologia; Ramon Rigoni, diretor de Finanças; Hanna Biasutti Chequer, diretor de Marketing; e, Paulo Henrique Pinto, diretor Comercial

 

Mevow não cobra dos usuários de seu aplicativo

 

Além de não ser necessário preencher cadastro, o serviço é gratuito para o viajante. Ao escolher uma opção, o sistema transfere o usuário para o site da companhia aérea. E, lá, ele fecha a compra, sem acréscimo de comissão ou interferência do sistema da Mevow.

A partir dos valores das passagens, fica mais fácil decidir qual viagem fazer. Nesta fase inicial, os resultados cobrem apenas as quatro principais companhias aéreas atuando no Brasil: Avianca, Azul, Gol e Latam. Em breve, serão somados destinos internacionais.

— Não cobramos pelo serviço porque nossa remuneração vem das companhias aéreas. Elas pagam um percentual em cada negócio gerado a partir da indicação do aplicativo. Contribuímos para melhorar a ocupação dos voos — destaca Paulo Henrique Pinto.

Isso acontece devido à classificação dos resultados por ordem crescente de valores. Os primeiros a serem listados são os menos concorridos, com assentos sendo oferecidos a preços promocionais — é melhor quanto maior for a antecedência em relação à viagem.

 

Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples
A solução da Mevow melhora a ocupação dos voos. Com a classificação dos resultados por ordem crescente de valores, os primeiros são os menos concorridos, com assentos a preços promocionais — é melhor quanto maior for a antecedência em relação à viagem

 

Mevow tornou simples processo trabalhoso, lento, impreciso

 

— A plataforma em teste é resultado de dois anos de trabalho. O modelo descomplica o planejamento da viagem. O usuário vê resultados em blocos com até 30 destinos de uma vez. Isso facilita o processo de tomada de decisão — esclarece Hanna Biasutti Chequer.

No ar desde março de 2018, o feedback captado junto a usuários mostra o acerto da decisão tomada pelos quatro empreendedores. Eles criaram uma ferramenta simples como alternativa aos procedimentos trabalhosos, lentos e imprecisos antes disponíveis.

— A solução é fundamentada no melhor atendimento possível ao consumidor. Havendo melhorias para auxiliá-lo ainda mais, vamos logo introduzi-las. Descartamos ser apenas mais um player dentro do mercado. Chegamos para inovar — diz Michael Gonçalves.

 

Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples
No ar desde março de 2018, o feedback captado junto a usuários mostra o acerto da decisão tomada pelos quatro empreendedores. Eles criaram uma ferramenta simples como alternativa aos procedimentos trabalhosos, lentos e imprecisos antes disponíveis

 

Mevow integra aceleradora de startups Hub São Paulo

 

Além da inclusão das operadoras de rotas internacionais, a Mevow não descarta ampliar o portfólio de serviços a serem ofertados. Duas opções já se fazem presentes nos radares da equipe, com boas chances de vingarem em breve: hospedagem e locação de veículos.

— Iniciamos conversas com hotéis, visando ampliação do sistema. Mas, antes de tomar qualquer decisão, seguiremos o comportamento dos nossos clientes. Havendo demanda, estenderemos nossa atuação. Caso contrário, fica como está — esclarece Ramon Rigoni.

Os quatro são unânimes em garantir não estarem em busca de tirar clientes dos atuais portais de venda de viagens, hospedagem, aluguel de carros. O objetivo é trazer mais gente para o segmento, criando condições para mais e mais pessoas poderem viajar.

Excelente atestado de valor para a Mevow foi ter sido selecionada para integrar a Hub São Paulo, uma aceleradora de startups. Nessa condição, está aproveitando a vivência num forte ambiente de inovação para consolidar e melhorar a qualidade da sua solução.

 

Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples
Além da inclusão das operadoras de rotas internacionais, a Mevow não descarta ampliar o portfólio de serviços a serem ofertados. Duas opções já se fazem presentes nos radares da equipe, com boas chances de vingarem em breve: hospedagem e locação de veículos

 

Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples
O diretor de Finanças da Mevow, Hanna Biasutti Chequer, apresentando a solução a empreendedores do setor de alimentação, durante a edição 2018 do Salão Sabores, no Centro de Convenções da Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo

 


 

Imagem ilustrativa do post “Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples”, produzido por João Zuccaratto, jornalista especializado em Turismo baseado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo, a partir de sua participação na edição 2018 do Salão Sabores, desenvolvido nos dias 10, 11 e 12 de novembro último, no Centro de Convenções da Cidade de Vitória, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado do Espírito Santo — Abrasel-ES, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação — FBHA e Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírito Santo — Sindbares, com apoio do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagens do Estado do Espírito Santo — Sindhotéis-ES e organização e promoção da Win Eventos.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto do post “Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição de diversas expressões ao longo do conteúdo do post “Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples” — como “Mevow” — é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples” pode apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

O post “Aplicativo permite escolher destino para turismo a partir do custo mais em conta da passagem aérea com pesquisa bem simples” foi publicado, originalmente, em www.turismoria.com.br, e está republicado na Revista Receptiva, da Cidade de Bento Gonçalves, um dos ícones do turismo da Serra Gaúcha, região de montanhas localizada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

O post “Passeio de Maria Fumaça, unindo Cidade de Bento Gonçalves, Cidade de Garibaldi e Cidade de Carlos Barbosa, é dos maiores atrativos do turismo da Serra Gaúcha” pode estar republicado nos seguintes endereços da Web:

• Jornal MG Turismo, da Cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais;

• Blog do Jornal Passaporte, da Cidade de Belém, capital do Estado do Pará;

• Facebook do Jornal Cidade Sorriso, da Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul; e,

• Jornal Turismo & Serviços, da Cidade de Vila Velha, litoral do Estado do Espírito Santo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *