4 destinos para provar boas cachaças artesanais
Uma pesquisa da plataforma Booking.com mostra que quase metade (44%) dos brasileiros querem ter ao menos uma experiência gastronômica em suas viagens. Caso o objetivo seja explorar bebidas, é possível visitar diversos destinos brasileiros famosos por suas deliciosas cachaças artesanais. Minas Gerais
Minas Gerais
Minas Gerais tem a maior concentração de cachaçarias do Brasil. Independente da cidade escolhida para turistas, é bem provável que o viajante aviste diversos alambiques artesanais. O município de Salinas foi reconhecido como Capital Nacional da Cachaça e é conhecido por produzir rótulos premiados. Outro bom local para provar drinques e doses da bebida é Ouro Preto, que também conta com inúmeros pontos turísticos históricos. Onde ficar em Ouro Preto: o Hotel Solar do Rosário oferece piscinas na cobertura, além de um restaurante e bar. O local é perfeito para degustar bebidas destiladas e saborosas caipirinhas.
Alagoas
Alagoas tem sua própria Rota da Cachaça, que passa por cidades como Arapiraca, Campo Alegre, São Sebastião, Junqueiro e Teotônio Vilela. Essas regiões abrigam engenhos, fábricas e outros estabelecimentos dedicados aos mais diferentes tipos de pinga. A dica é começar o roteiro por Maceió, capital do estado, onde também é possível encontrar cachaças que variam das tradicionais às envelhecidas ou até combinadas com especiarias.
Onde ficar em Maceió: o Wave Suítes Hotel & Lounge bar é uma boa opção de hotel na capital. Há um bar no empreendimento e as acomodações têm cozinhas completas.
Rio de Janeiro
A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, já chegou a ter uma centena de alambiques em funcionamento. Atualmente, os viajantes podem realizar tours em algumas fazendas para aprender mais sobre o processo de produção das cachaças e realizar degustações. O rótulo mais famoso do destino é a Gabriela, que mistura pinga com cravo e canela. A bebida é a estrela do drinque Jorge Amado (feito com limão e maracujá).
Onde ficar em Paraty: a Casas do Pátio Pousada & Bar é ideal para quem procura conforto. De quebra, o local recebeu o selo Travel Proud da Booking.com, comprometendo-se a oferecer estadias acolhedoras a viajantes da comunidade LGBTQ+
Pernambuco
Existem algumas versões na história de onde a cachaça começou a ser produzida e uma delas é justamente em um engenho de açúcar no estado de Pernambuco, na então Feitoria de Itamaracá. Há diversos tours guiados em engenhos e experiências de degustação. Uma boa sugestão é começar a viagem pela capital Recife, que tem ótimos bares para provar as bebidas e conta com vários pontos turísticos imperdíveis.
Onde ficar em Recife: caso o objetivo seja fazer amigos e ainda ter um bom bar à disposição, vale a pena ficar no Zili Pernambuco – Hostel Pousada. O local tem quartos compartilhados bem equipados e confortáveis.
Por Maria Beatriz Vaccari




