23 de agosto a 29 de setembro será a 4ª Fenatruta em Urubici

Na Serra catarinense, a mais de mil metros de altitude, as melhores descobertas estão sempre no meio do caminho e, invariavelmente, à mesa dos apreciadores da boa comida. Uma das regiões turísticas mais disputadas do Sul do Brasil, conhecida pela hospitalidade no jeito serrano de bem receber e por suas condições naturais, geográficas, climáticas e culturais, realiza de 23 de agosto a 29 de setembro a quarta edição do Festival Nacional da Truta (Fenatruta).

2ª estado que mais Produz Truta

Santa Catarina é o segundo estado que mais produz trutas, atrás apenas de Minas Gerais. As regiões Sudeste e Sul respondem por 100% do peixe no país, totalizando mais de 2 mil toneladas, em números de 2017, atualizados em setembro do ano passado pelo IBGE. Apenas em Santa Catarina a produção cresceu 30% nos últimos sete anos, conforme dados da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta).

Foi neste cenário aprazível que a truta, um peixe bem adaptado a regiões montanhosas, alcançou status de produto nobre e ganhou um festival de gastronomia anual. A combinação com a cadeia produtiva local pincela os cardápios dos restaurantes com delícias que, harmonizadas aos bons vinhos, espumantes e cervejas artesanais, atraem visitantes de várias partes do Brasil.

Lançamento

Na quarta edição do festival gastronômico, a Fenatruta está chegando com um ar ainda mais festivo. As duas praças da Avenida Adolfo Konder, em Urubici, se alternam para serem palco do receptivo do festival. Apresentações de talentos locais, degustações e capacitações farão parte das atrações deste ano.

O lançamento está marcado para 21 de agosto, e o Festival começa oficialmente nos restaurantes dois dias depois e vai até o final de setembro. Como em anos anteriores, neste período os restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias de Urubici e Bom Retiro, além de pousadas e vinícolas da região, oferecerão pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta.

Através da parceria com o SENAC, SESC e SEBRAE, os municípios estão bem mais capacitados e preparados para oferecer o que há de melhor aos visitantes. Estimulada pelo Festival, a comunidade passou a frequentar mais os restaurantes e valorizar a truta como um produto representativo das potencialidades locais.

Informações: Grangeiro Scarduelli GS

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