google-site-verification: google3facb1b3eadfc201.html

Festa para Nossa Senhora de Caravaggio, na Cidade de Canela, tornou-se um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil

O grande evento estende-se por três finais de semana. Uma das suas principais características são as diversas romarias. O belo Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, na Cidade de Canela, está preparado para receber os milhares devotos com muito conforto, segurança e tranquilidade.

Turismo Religioso é segmento do Turismo de maior crescimento

O Turismo Religioso é um dos segmentos do Turismo em maior crescimento no nosso planeta. No Brasil, antes relacionado apenas ao Catolicismo, vem agregando eventos de denominações as mais diversas, principalmente aquelas denominadas neopentecostais.

Exemplo recente surgiu na Cidade de São Paulo, a capital do Estado do São Paulo, após a reconstrução do Templo de Salomão, uma obra da Igreja Universal do Reino de Deus. Além de peregrinos de todo o País, atrai caravanas de diversas vindas de todo o mundo.

Esse fenômeno se repete na Ásia — por exemplo, as imensas manifestações em relação ao deus hindu Ganesha, na Índia — e no Oriente Médio: a peregrinação anual à Cidade de Meca, na Arábia Saudita, é recorde, pela movimentação de milhões de muçulmanos.

E a região da Palestina, considerada terra sagrada por cristãos, hebreus e islamitas, as três religiões monoteístas mais importantes da história humana. Todos têm referências importantes naquela região — visitadas seguidamente, inclusive, por agnósticos e ateus.

O fenômeno do Turismo Religioso se repete na Ásia —as imensas manifestações em relação ao deus hindu Ganesha, na Índia — e no Oriente Médio: a peregrinação anual à Cidade de Meca, na Arábia Saudita, é recorde, movimentando milhões de muçulmanos

Turismo Religioso mostra força por todo o território do Brasil

Entre nós, há exemplos de Norte a Sul, de Leste a Oeste, o ano todo. A procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, mais conhecida como Círio de Nazaré, com seu mar de gente invadindo as ruas da Cidade de Belém, a capital do Estado do Pará.

Seguimos pelas peregrinações até à Cidade de Juazeiro do Norte, no interior do Estado do Ceará, onde está enterrado o padre Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, ou Padim Cícero — tido como verdadeiro santo, ou mesmo Deus, para a maioria dos nordestinos.

Outro: festa de nove dias de duração, para Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo. É a terceira maior da Nação pelo volume de pessoas, atraídas também para visitar o Convento da Penha, no alto de uma montanha, na Cidade de Vila Velha.

A festa homenageando Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo, dura nove dias. É a terceira maior da Nação pelo volume de pessoas, atraídas também para visitar o Convento da Penha, no alto de uma montanha, na Cidade de Vila Velha

De festa local em 1959 a sucesso internacional 60 anos depois

A Cidade de Aparecida, a Nordeste do Estado de São Paulo, abriga a maior de todas, a de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. São incontáveis os devotos para lá se dirigindo nos períodos próximos ao dia 12 de outubro de todo ano.

O Sul brasileiro não fica para trás, com diversas manifestações semelhantes, muitas já consolidadas, outras caminhando para isso. Uma das primeiras está prestes a completar seis décadas de existência, e aproveita o momento para ampliar seu cardápio de eventos.

São as festividades em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, da Cidade de Canela, na Serra Gaúcha, região de montanhas situada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Essa significativa ligação daquele povo com essa divindade católica começou em 1959.

Foi após imagem doada pela devota Ângela Rigotto começar a ser exposta na pequena capela de madeira ali existente. Se, naqueles primórdios, atingia apenas a comunidade local, aos poucos ampliou sua influência: Município, Serra Gaúcha, Estado, Brasil…

Festividades em honra a Nossa Senhora de Caravaggio, da Cidade de Canela, na Serra Gaúcha, região de montanhas situada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, mostram significativa ligação daquele povo com essa divindade católica desde 1959

Completa infraestrutura para receber muito bem grandes públicos

A festa original, com a primeira Romaria a Pé, aconteceu em 1961. De lá para cá, ocorre todo mês de maio, culminado dia 26, feriado municipal. A capelinha sediou as missas até ser substituída pelo Santuário de agora — em breve, haverá igreja e Casa Paroquial.

Ela passou então a receber e guardar capacetes de motociclistas, fotos, muletas e outros objetos deixados por pessoas beneficiadas por graças concedidas pela santa aos capazes de serem recompensados por milagres. Isso é conhecido como um depósito de ex-votos.

Localizado cerca de sete quilômetros da Catedral de Pedra, situada no Centro da Cidade de Canela, o Santuário está num parque tomado por mata nativa, com área aproximada de oito campos de futebol, dotado de toda infraestrutura para receber grandes públicos.

Localizado cerca de sete quilômetros da Catedral de Pedra, no Centro da Cidade de Canela, o Santuário está num parque tomado por mata nativa, com área aproximada de oito campos de futebol, dotado de toda infraestrutura para receber grandes públicos

Centro de Eventos e restaurante com uso durante o ano todo

Como produto da grande afluência gerada pelo Turismo Religioso, o Centro de Eventos Culturais, Religiosos e Turísticos surgiu em 2008. Seus 2.150 metros quadrados de área construída e coberta, fora da época de comemorações religiosas, sedia outras atividades.

Recebe ações corporativas, como apresentações de serviços, imersões de treinamento, lançamentos de produtos etc. Nos períodos das festas em homenagem a Nossa Senhora do Caravaggio, volta-se à gastronomia regional, além de sediar muitos shows musicais.

Para isso, conta com estrutura realmente qualificada: espaço para receber 1.800 pessoas confortavelmente acomodadas, amplo mezanino com vistas para entorno rico em verde e o Santuário, além de uma cozinha industrial dotada dos equipamentos mais modernos.

Além disso, em 2011, ganhou um restaurante panorâmico, capacitado para atender 350 pessoas ao mesmo tempo. Fora das comemorações religiosas, também é utilizado para comemorações diversas: aniversários, batizados, casamentos, debutantes, formaturas…

Em 2011, o Santuário ganhou restaurante panorâmico, capacitado para atender 350 pessoas ao mesmo tempo. Fora das comemorações religiosas, é utilizado para comemorações diversas: aniversários, batizados, casamentos, debutantes, formaturas…

Monumento da Prece e água de nascente considerada sagrada

Na chegada, vê-se o Monumento da Prece: duas mãos erguidas em oração, protegem imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Projeto de Uldi da Sóis, foi materializado pelo pedreiro e escultor Eduardo Perez, em 1976, ambos nascidos na Cidade de Canela.

Construído em concreto armando, em pouco tempo tornou-se principal atração daquele espaço. Ali, devotos ajoelhados, compenetrados, fazem suas preces, comprometem-se com promessas, agradecem por graças já recebidas e depositam fitas, flores e terços.

Ao lado da obra, flui água de uma nascente, dentro de pequena gruta. Bebida pelos fiéis ali mesmo e recolhida em frascos, sendo levada para casa, a crença é de o líquido ser tão abençoado quanto aquele relacionado ao surgimento de Nossa Senhora de Caravaggio.

Na chegada ao Santuário, vê-se o Monumento da Prece: duas mãos erguidas em oração, protegem imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Projeto de Uldi da Sóis, tornado realidade pelo pedreiro Eduardo Perez, em 1976, ambos nascidos na Cidade de Canela

Aparecimento de Nossa Senhora aconteceu num dia 26 de maio

Tudo aconteceu na tarde de 26 de maio de 1432, na Cidade de Caravaggio, localizada a Noroeste da Itália, na Europa. Foi quando Nossa Senhora apareceu para uma mulher de nome Joanetta, quanto esta, em muita aflição, suplicava a ajuda da mãe de Jesus Cristo.

Ela estava em meio a um pasto, colhendo alimento para seus animais, receando voltar à sua casa. Lá, iria reencontrar o marido Francisco Varoli, homem de coração duro, mau-caráter, maltratando-a o tempo todo. E já se sentia sem forças para suportar tal situação.

Os olhos lacrimejantes de Joanetta foram tomados por uma visão luminosa, surgindo uma mulher vestida de azul, cabeça coberta por véu branco, amável, majestosa e nobre. Naquele instante, os temores sumiram e seu coração foi invadido por imensa alegria.

Tudo aconteceu na tarde de 26 de maio de 1432, na Cidade de Caravaggio, localizada a Noroeste da Itália, na Europa. Foi quando Nossa Senhora apareceu para uma mulher de nome Joanetta, quanto esta, em muita aflição, suplicava a ajuda da mãe de Jesus Cristo

Mensagens de paz e amor, como ensinadas por Jesus Cristo

Após a Virgem voltar ao Céu, uma fonte de água nasceu no local onde seus pés haviam tocado o solo. Não demorou, todos ali acorreriam para ingerir ou usar o líquido para se benzer e se lavar, pois ele era capaz de operar milagres de acordo com a fé das pessoas.

Isso porque, ao deixar o local Joanetta estava transformada. Tornou-se mensageira da Nossa Senhora, proclamando mensagens de paz e amor ao próximo, ensinado pelo seu Filho até na hora de sua crucificação: “Pai, perdoai-os, pois não sabem o que fazem.”

Começou pelo entorno da Cidade de Caravaggio; mais tarde, pela Norte da Itália, como na Cidade de Milão e na Cidade de Veneza. Falando tanto para a população quanto para os governantes, viajou também para a Turquia, alcançando a Cidade de Constantinopla.

Nossa Senhora apareceu para humilde camponesa da Cidade de Caravaggio, majestosa e nobre, deixando mensagens de paz e amor ao próximo, como foi ensinado por seu Filho até no momento de sua crucificação: “Pai, perdoai-os, pois não sabem o que fazem”

Comemorações espalham-se durante três finais de semana

Nas pregações, Joanetta revelava três solicitações deixadas por Nossa Senhora para a humanidade. Ela pediu ao povo para voltar a fazer penitências, jejuar durante as sextas-feiras e orar nas igrejas, nas tardes dos sábados, agradecendo pelos castigos afastados.

Atualmente, em centenas — talvez milhares — de capelas, capitéis, igrejas, santuários etc. —, fazem-se homenagens a Nossa Senhora de Caravaggio todo dia 26 de maio de cada ano. Na Cidade de Canela, essas comemorações crescerem em tempo de duração.

São três finais de semana seguidos de festejos, destacando-se missa campal, Procissão Luminosa, Romaria Motorizada e de Motociclistas, Romaria dos Jovens e Jornada da Juventude Diocesana e a Grande Romaria a Pé, com a qual se encerram as festividades.

Bem semelhante à Festa da Penha, no Estado do Espírito Santo, com sua Romaria das Crianças, Romaria das Mulheres, Romaria dos Ciclistas, Romaria dos Pescadores… E a maior delas, dando origem a todas as outras, a Romaria dos Homens, criada em 1950.

Tanto a Procissão Luminosa quanto as Romarias saem da Catedral de Pedra, eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil na atualidade, no Centro da Cidade de Canela e, após caminhada de sete quilômetros, chegam no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.

São três finais de semana seguidos de festejos, destacando-se missa campal, Procissão Luminosa, Romaria Motorizada e de Motociclistas, Romaria dos Jovens e Jornada da Juventude Diocesana e a Grande Romaria a Pé, com a qual se encerram as festividades.

Final da Romaria a Pé é momento mais esperado do evento

Na Procissão Luminosa, realizada sempre do início da noite, os fiéis seguem a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio, iluminando o percurso com lanternas e velas, criando forte atmosfera de fé intimista, traduzida por prolongado momento de oração e reflexão.

Na Romaria Motorizada e de Motociclistas, donos de carros particulares, condutores de veículos de frotas, motoristas de aplicativos, proprietários de caminhões autônomos e pilotos de motos buscam bênçãos para mais um ano de direção sob a proteção da santa,

Neste ano, aproveitando a véspera pela comemoração dos 60 anos das festividades, foi lançado um novo produto, capaz de enriquecer ainda mais a devoção a Nossa Senhora do Caravaggio, tanto no Estado do Rio Grande do Sul quanto pelo Brasil e até fora dele.

Trata-se do Caminhos de Caravaggio, um roteiro com 200 quilômetros de extensão, em maior parte cruzando por estradas da belíssima Zona Rural da Serra Gaúcha. Pode ser feito todo a pé ou em cima bicicletas, a qualquer momento — sem relação com a festa.

Ele o Santuário de Caravaggio da Cidade de Farroupilha ao Santuário de Caravaggio da Cidade de Canela, e vice-versa, cruzando pela Cidade de Caxias do Sul, Cidade de Gramado e Cidade de Nova Petrópolis — todas, ícones do Turismo na Serra Gaúcha.

Neste ano, aproveitando a véspera pela comemoração dos 60 anos das festividades, foi lançado um novo produto, capaz de enriquecer ainda mais a devoção a Nossa Senhora do Caravaggio, tanto no Estado do Rio Grande do Sul quanto pelo Brasil e até fora dele.

Caminho de Santiago de Compostela, Passos de Anchieta…

Assim como o modelo para essas iniciativas, o Caminho de Santiago de Compostela, o percurso também pode ser feito em etapas, ou em partes. O mesmo acontece com o Passos de Anchieta, caminhada pelas praias do litoral Sul do Estado do Espírito Santo.

Atraindo, anualmente, turistas de todo o território brasileiro e do exterior para o Estado capixaba, tendo uma extensão de 100 quilômetros, sai da capital, a Cidade de Vitória, e, dirigindo-se para o Sul, cruza pela Cidade de Vila Velha e pela Cidade de Guarapari.

Normalmente, os caminhantes precisam de quatro dias para cobrir a distância, pois, na maior parte do tempo, andam sobre areia, parte delas com um teor de radioatividade muito propício para tratamento de problemas ligados à locomoção, como reumatismo.

São 25 quilômetros por dia, com pernoite nos pontos de parada ou retorno às próprias casas ou hotéis, principalmente na Cidade de Vila Velha e na Cidade de Vitória. O serviço, contratado, os leva de volta no dia seguinte ao mesmo local onde os pegou.

O ponto final é o santuário dedicado a São José de Anchieta, na Cidade de Anchieta. O Passos de Anchieta reproduz a viagem feita pelo padre José de Anchieta todos os meses, para participar das reuniões dos jesuítas da Companhia de Jesus, na Cidade de Vitória.

Seus criadores têm fé de criar um roteiro entre a Cidade de Anchieta e a Cidade de São Paulo; a primeira, fundada pelo padre José de Anchieta; a outra, com sua participação. Com cerca de mil quilômetros de extensão, tornando-se realidade, será sucesso mundial.

Os criadores do Passos de Anchieta têm fé de criar roteiro entre a Cidade de Anchieta e a Cidade de São Paulo; a primeira, fundada pelo padre José de Anchieta; a outra, com sua participação. Tornando-se realidade, com toda certeza, será um sucesso mundial

Mais algumas imagens de momentos de fé nas diversas romarias


O post “Festa para Nossa Senhora de Caravaggio, na Cidade de Canela, tornou-se um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil”, produzido por João Zuccaratto, jornalista especializado em Turismo baseado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo, a partir de informações fornecidas pela Estratégia Comunicação, agência de comunicação integrada situada na Cidade de Canela, na Serra Gaúcha, região de montanhas a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Clique nos trechos em colorido ao longo do post “Festa para Nossa Senhora de Caravaggio, na Cidade de Canela, tornou-se um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

No post “Festa para Nossa Senhora de Caravaggio, na Cidade de Canela, tornou-se um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil”, a repetição de algumas expressões é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “Festa para Nossa Senhora de Caravaggio, na Cidade de Canela, tornou-se um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil” pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Festa para Nossa Senhora de Caravaggio, na Cidade de Canela, tornou-se um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar para ser substituída.

O post “Festa para Nossa Senhora de Caravaggio, na Cidade de Canela, tornou-se um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil” foi publicado, originalmente, em www.turismoria.com.br, e está republicado na Revista Receptiva, da Cidade de Bento Gonçalves, um dos ícones do turismo da Serra Gaúcha, região de montanhas localizada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

O post “Festa para Nossa Senhora de Caravaggio, na Cidade de Canela, tornou-se um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil” pode estar republicado nos seguintes endereços da Web:

• Jornal MG Turismo, da Cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais;

• Blog do Jornal Passaporte, da Cidade de Belém, capital do Estado do Pará;

• Facebook do Jornal Cidade Sorriso, da Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul; e,

• Jornal Turismo & Serviços, da Cidade de Vila Velha, litoral do Estado do Espírito Santo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

hasiltogel.xyz