Mirabela, no Norte de Minas, é a primeira cidade do estado a conquistar ‘Selo + Turismo’


Somente 66 cidades no Brasil possuem o selo; conquista levará mais visibilidade para o turismo da cidade, garante turismóloga.

Por * Karen Pinheiro – Grande Minas

25/04/2019 09h23 Atualizado há 9 horas


Turismo ecológico é um dos principais atrativos de Mirabela — Foto: Arquivo pessoal

Cavernas, rios, cachoeiras, o cânion da Usina Velha e a tradicional carne de sol, são os principais atrativos para os turistas que visitam Mirabela, no Norte de Minas. A cidade, com ricas atrações naturais e gastronômicas, agora é detentora do Selo + Turismo, e é o primeiro município de Minas Gerais a conquistar o título.

Somente 66 cidades atualmente possuem o Selo + Turismo no Brasil. Segundo a turismóloga, Lorena Charallo, o reconhecimento trará ainda mais valor para o turismo da cidade. “O setor do turismo em Mirabela já é movimentado e, com o Selo, a expectativa é de que haja ainda mais pessoas interessadas em visitar a cidade. Essa divulgação e reconhecimento trarão os olhares do Brasil para nós e para as belezas naturais de nosso município”, diz Lorena.

Além de um reconhecimento e visibilidade, o selo também irá levar benefícios disponibilizados pelo Ministério de Turismo, como por exemplo, mais facilidade para conseguir recursos de financiamentos nacionais e internacionais para apoiar a execução de projetos que promovam o turismo do município.

MIrabela — Foto: Prefeitura

MIrabela — Foto: Prefeitura

Segundo o agente de desenvolvimento do município, Adalto Aquino, o turismo ecológico e gastronômico é o que mais tem atraído turistas para a cidade. “O turismo em Mirabela movimenta a economia na região. Mas há muito em que crescer ainda, estamos empenhados e planejando diversos projetos para atrair ainda mais turistas, então a previsão é de que haja um aumento ainda mais significativo neste setor na região” explica.

Ainda de acordo com o Adalto Aquino, é necessário que haja um investimento no munícipio para que toda a cidade esteja preparada para receber esse aumento de turistas na região. “Tem que haver uma capacitação em Mirabela. Desde hotéis e restaurantes a moradores. Todos devem estar preparados para receber turistas de todo o Brasil e do exterior”, afirma.

Sobre o Selo + Turismo

Disponibilizado pelo Programa do Ministério do Turismo – Prodetur, o Selo + Turismo tem como objetivo apoiar e assistir cidades do Brasil que integram o mapa do turismo no país. Uma forma de gerir e estruturar destinos turísticos brasileiros, a visibilidade do selo levará mais empregos, renda e inclusão social, segundo o agente de desenvolvimento.

O programa possui como diferencial o apoio a organizações tanto públicas quanto privadas, que buscam investir no setor turístico. O Prodetur contribui com o desenvolvimento econômico do turismo nacional, fortalecendo municípios que são destinos de turistas de diversos continentes e de municípios que podem vir a possuir um forte setor turístico.

Tradicional carne de sol de Mirabela — Foto: Globoplay

Tradicional carne de sol de Mirabela — Foto: Globoplay

A capital da carne de sol

Cidade norte-mineira de 13.042 habitantes, Mirabela nasceu por volta de 1882. Terras de quatro ricos fazendeiros, em homenagem ao santo São Sebastião, eles construíram uma capela no local e doaram as terras ao patrimônio. Aos poucos, ao redor da capela, foi se formando a famosa capital da carne de sol.

Segundo a turismóloga Lorena Charallo, a carne de sol é o carro chefe da cidade. “A carne de sol é tradição em Mirabela. Desde o início, os moradores tinham um jeito único de produzir a carne. A qualidade foi aumentando, as técnicas de produção passadas de geração em geração, e hoje Mirabela é reconhecida como o local com uma das melhores carnes de sol do país”.

Ainda de acordo com a turismóloga, o Selo + Turismo é organizado para beneficiar o turismo das cidades que recebem o título. “Podemos crescer na área da hotelaria, restaurantes, comércios, feiras. São muitos os beneficiados economicamente com o selo. A previsão é que mais empresário invistam no setor e movimente a economia de Mirabela”, diz.

*Sob supervisão de Adriana Lisboa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *