Costa Verde & Mar, a joia da Santa e Bela Catarina

Jornalistas conhecem Balneário Camboriú e região durante press trip organizado pelo “Visite BC & Região”

Press Trip Visite BC & Região - Turismo on line

Com o intuito de divulgar as potencialidades do litoral e a beleza do inverno em Balneário Camboriú, o projeto de divulgação conjunta “Visite BC & Região” chega a sua 6ª etapa com a articulação da vinda de cinco jornalistas de diferentes regiões no destino. Estão participando da press trip Ana Paula Neiva – do Diário de Pernambuco (PE), Bruno Cabral – do Diário do Nordeste (CE), Dante Ferrasoli – da Folha de São Paulo (SP), Maressa Mendonça – Correio do Estado (MS) e Jefferson Severino, representando mais de oito veículos do trade turístico (SC). Entre as ações programadas para esta semana, estão a visita ao Unipraias, Cristo Luz, Beto Carrero, além de voo de helicóptero pela região, saída de barco do Caixa D’Aço, voo de parapente do Morro do Careca, visita ao Bairro da Barra, almoço no Mercado Público de Itajaí, entre outras ações.

Press Trip Visit BC & Região - Turismo on line

Neste ano, o projeto se divide em 12 etapas e 25 ações, já superando a edição anterior. Até o momento, o “Visite BC & Região” já percorreu 11 cidades brasileiras no Sudeste, Nordeste e Centro Oeste do Brasil, além de Assunção, no Paraguai, capacitando mais de 700 agentes e operadores de viagens. Este é o terceiro ano consecutivo que o projeto é organizado pelo BC Convention e tem como principal parceiro a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú.

Balneário Camboriú - Turismo on line

Entre as participações especiais estão os parceiros ouro, com a Região Turística Costa Verde & Mar e a Santur, e os parceiros prata, com o Parque Unipraias, Parque Beto Carrero World e o Infinity Blue Resort & Spa, que está hospedando os jornalistas, além do apoio do Sindisol. O Press Trip conta com os seguintes apoiadores diretos: Infinity Blue Resort & Spa, Guacamole Cocina Mexicana, Museo Oceanográfico da Univali, Parque Beto Carrero World, Acqualina Bistrô, Barco Pirata, Parque Unipraias, Kombina Felice, Vip Mar Turismo Receptivo, Tedesco Marina, Governo Municipal de Porto Belo e Fundação Municipal de Turismo, Restaurante Araça Silvestre, Secretaria de Turismo e Fundação Cultural de Bombinhas, Museu de História Natural Charles Darwin, Mirante ECO 360°, Zephyr Sea Food, BC By Bus, Associação do Morro do Careca, Itajai Convention, Restaurante Mercado Velho, Shed e Complexo Turístico Cristo Luz.

O primeiro roteiro estava a margem da BR 101. Tratava-se do Museu Oceanográfico da Univali – Unversidade do Vale do Itajaí.  Trata-se do maior museu oceanográfico da América Latina. Dedique pelo menos três horas no mínimo para conhecer essa fantástica atração do Balneário de Piçarras. O Museu Oceanográfico Univali (MOVI), foi criado em 1987 e está entre os quatro principais acervos de história natural do Brasil, sendo que na temática oceanográfica é o maior da América Latina. Tem como objetivo desenvolver coleções de referência que representem o maior número de espécies marinhas, possibilitando pesquisas taxonômicas e biogeográficas e com isso buscando representar o conjunto da biodiversidade do litoral brasileiro. Além disso, objetiva divulgar e expor as características do nosso patrimônio biológico marinho para a educação e para o deleite do público que nos visita, promovendo a Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

O Museu faz parte do Conselho Internacional de Museus (ICOM) junto aos museus de história natural (NATHIST), desde 1994, e seu sistema de curadoria adota os critérios éticos e técnicos estipulados por este conselho, como o Código de Deontologia do ICOM (2002).  É cadastrado junto ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), órgão federal que regula e orienta as ações museais no país, e considerado “Coleção de Excelência” pelo CNPq e “Instituição de Referência” pela CAPES, indicado para trabalhos de pós graduação em nível de pós doutorado.

Para você ter uma pequena ideia, o museu possui:

A maior coleção privada de tubarões e raias do mundo (9.900 espécimes);

A maior coleção de tartarugas marinhas da América do Sul (400 espécimes);

A maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil (600 espécimes);

A segunda maior coleção de aves marinhas do Brasil (650 espécimes)

A maior coleção de peixes marinhos do sul do Brasil (7.300 espécimes);

A maior coleção de invertebrados marinhos do sul do Brasil (8.000 espécimes);

A maior coleção de conchas do Brasil e segunda da América Latina (90.000 espécimes).

Vale comentar que os museus de história natural, categoria onde se enquadram os museus oceanográficos, levam décadas para serem formados, ao contrário dos demais tipos de museus. A grande dificuldade se dá pelo fato de que seus acervos não são comerciais. Não há baleias à venda nem espécies raras de tubarões no mercado, o que os difere substancialmente dos museus históricos, de arte ou de outros temas específicos onde há um mercado estabelecido para a aquisição de acervos. Portanto, o crescimento de um acervo oceanográfico está sujeito a um grande esforço de campo (percorrendo grandes distâncias pela costa do litoral) associado a ocorrências raras e inusitadas que se dão ao longo do tempo.

Foto: ND

De uma forma geral os museus de história natural surgem de uma grande coleção particular que posteriormente é institucionalizada e com isso recebe um impulso que resulta no nascimento de um museu propriamente dito. Este processo leva geralmente entre 30 e 50 anos em qualquer lugar do mundo e foi o caso dos museus atualmente estabelecidos no Brasil e particularmente do MOVI. O MOVI não fugiu a regra e tudo começou com o sonho de um idealista de apenas cinco anos de idade, Jules Marcelo Rosa Soto. Jules concretizou no Museu Oceanográfico da Univali sua fixação pela vida marinha. Colecionador nato desde que catou a primeira conchinha à beira-mar, ele é um dedicado pesquisador que agora vê seu sonho tomando cada vez mais forma. Esse gaúcho de Caxias do Sul vem pautando a vida em torno das coleções. “Rato de museu” assumido, desde a adolescência Soto se dedicava à leitura e ao aprofundamento dos conhecimentos sobre a vida marinha. “Mesmo durante o ensino médio, eu convivia muito com alunos de pós-graduação e era frequentador assíduo do Museu Anchieta, em Porto Alegre. Admirava o trabalho dos cientistas Carlos de Paula Couto e Jeter Bertoletti” (Couto, 1910/1982, foi um dos maiores paleontólogos do país; Jeter Jorge Bertoletti é biólogo e museologista, fundador e diretor do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS).

Desde que chegou à Univali, Soto não parou de trabalhar no Museu Oceanográfico. Em princípio, funcionando como apoio para a faculdade de oceanografia, a ideia de transformá-lo em museu aberto ao público veio em 2002, com a abertura do campus de Piçarras. Em 2008 começou, efetivamente, a transformação do prédio em sede do museu.  Naturalmente, ele foi nomeado curador e passou a ocupar uma sala no térreo. Num passeio pelas salas ainda em fase de acabamento, é fácil constatar o orgulho do colecionador, que traz nos olhos o brilho intenso da satisfação ao ver o sonho realizado. E não é só o Museu Oceanográfico: em Piçarras mesmo, no Centro Cultural, logo na entrada da cidade, está outra das coleções de Jules, com objetos referentes a Copas do Mundo. As coleções do Museu Oceanográfico Univali são compostas essencialmente por espécies marinhas, incluindo as de ambientes costeiros, pelágicos, de oceano profundo e ilhas oceânicas. A maior parte do material colecionado é representativo da fauna brasileira, especialmente da Região Sul. Alguns lotes coletados fora do Brasil foram permutados ou doados por outras instituições.

As coleções estão abertas a especialistas que queiram examinar espécimes diretamente no museu ou em suas respectivas instituições, através de empréstimos (exceto holótipos). Estamos também abertos a propostas de permutas ou doações de material. As salas de coleções e o laboratório são mantidas no quarto andar do prédio sendo que as coleções estão separadas em duas seções (invertebrados e vertebrados). As coleções foram divididas por sala de acordo com o grupo taxonômico e pelo tipo de armazenamento (líquido ou seco). Agradeço ao caríssimo confrade Romulo Porthos, que me acompanhou nessa visita guiada. Só no final foi saber que ele era jornalista pois tinha a certeza absoluta que era um biólogo/oceanógrafo, de tanto que ele sabia sobre esse assunto. PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI.

Parque beto Carrero World - Turismo on line

O segundo dia do press trip foi dedicado ao melhor parque temático da América do Sul, o Beto Crrero World, eleito em julho de 2017 como o sétimo melhor do mundo pela Trip Advisor. Desde 1991, atrai visitantes de todas as idades com brinquedos, shows, um zoológico com mais de mil animais, passeios temáticos, além de atrações radicais como montanhas-russas e uma torre de queda livre com mais de 100 metros de altura. O Parque vem firmando parcerias internacionais que aproximam o público latino-americano de personagens queridos no mundo inteiro como dos filmes Shrek, Madagascar e Kung Fu Panda, da DreamWorks Animation.

Já em 2018, uma parceria com uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, a Mattel, traz para o Beto Carrero World mais uma importante atração: a área temática da Hot Wheels, espetáculo que os jornalistas puderam assistir no camarote.

Um dos grandes diferenciais do Brasil é sua beleza e riqueza natural. Da Amazônia, passando por cachoeiras, campos, montanhas e claro as milhares de praias paradisíacas. Uma das grandes maravilhas de viver no Brasil é estar próximo do que chamamos de pequenos paraísos. Nossa Santa e Bela Catarina é um dos estados brasileiros mais ricos em termos de belezas naturais e com uma vasta opção cinematográfica de cenários. Podemos aproveitar a serra com paisagens rurais, trilhas com cachoeiras lindas e muitas opções de praias maravilhosas, dentre elas encontramos uma das maiores riquezas e belezas do estado, a nossa Costa Verde & Mar, uma região formada pelas cidades de Bombinhas, Porto Belo, Bombas, Bombinhas, Itapema chegando até o Balneário Piçarras. PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI.

Engenho do Miminho

Tem esse nome por suas águas verdes e cristalinas. A região possui aproximadamente 60km de litoral, grande parte desse território é conservada por meio de áreas naturais protegidas. Bombinhas é, sem sombra de dúvidas, a praia mais conhecida da região. Está localizada a 70km de Florianópolis, próxima dos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. Além de linda, Bombinhas oferece diversas opções de lazer em meio a natureza, indo desde caminhadas na praia até trekking, surf, mergulho e passeios de barco. Para os fãs do ecoturismo, em Bombinhas encontram-se três unidades de conservação: o Parque Municipal da Galheta, o Parque Municipal do Morro do Macaco e a Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros. Nesses locais podem ser realizadas caminhadas ecológicas guiadas sobre trilhas que foram construídas por antigos moradores na mata. Em Porto Belo, não deixe de visitar a Dona Salete no Engenho do Miminho.

Engenho do Miminho - Turismo on Line

O Espaço Cultural “Engenho do Miminho”, engenho centenário que pertenceu aos irmão Vieira e se localizava em frente a prefeitura, doado pelo sobrinho Rudi Vieira à Fundação, em 2015. O engenho foi realocado para o final da rua Iena, remontado e construída estrutura em seu entorno para receber a comunidade. Um espaço fenomenal que preserva a cultura açoriana, contada em verso e prosa pela Dona Salete, mestre de cultura popular, nativa da região. Nascida na Praia Grande. Com 72 anos, tem a habilidade da oratória que encanta a todos. Uma memória fantástica. Tem sua história contada em dois livros: “A eira, a roda e o tempo” e “Histórias de Pescadores”. Tome ali também um café com cachaça, iguaria local.

Pria do Araçá - Turismo on line

Além da beleza natural, a Costa Verde & Mar  tem mais de 30 praias e é riquíssima em biodiversidade com macacos, tucanos, pássaros e flores selvagens. Além disso, a região oferece experiências incríveis, seja para desfrutar um peixe delicioso ou para se aventurar em esportes náuticos como mergulho ou surf. A praia do Araçá é famosa pelos pratos à base de peixes deliciosos, mas se você prefere ostras e mariscos, não tem problema. Também temos ótimas opções gastronômicas nas praias de Zimbros e Mariscal. A Costa Esmeralda combina agito com tranquilidade muito bem. Porto Belo e Bombinhas são praias mais badaladas, mas nem só disso é feita a região, é possível se surpreender com cenários de tirar o fôlego, como o que vemos no alto do mirante do estaleiro. A praia do Caixa D’aço é um porto natural e fica escondida pela Ilha de Porto Belo, lá a água é calma e por isso é possível encontrar bares flutuantes, muito procurados no verão.

Costa Esmeralda - Turismo on line

Para chegar até esses bares, basta procurar os pescadores locais que estão sempre a postos para levar os turistas para conhecer as praias da região. O pôr do sol mais bonito da região, segundo os nativos, é visto no Canto Grande, uma vila de pescadores de Bombinhas e o mais interessante dessa praia é que por estar localizada sobre um istmo (quando uma porção de terra avança para o mar) uma mesma praia oferece duas opções de mar. De um lado temos o mar de dentro com águas calmas e o mar de fora com ventos e ondas ideais para o surf. No mar de dentro além da vista, você pode encontrar opções de restaurantes deliciosos e com o “pé na areia”. Por outro lado, no mar de fora você encontra diversas pousadas charmosas que combinam conforto com beleza e tranquilidade.

Balneário Camboriú - Turismo on line

Balneário Camboriú, o mais badalado balneário do Sul do Brasil não se destaca somente por suas belezas naturais, mas também pelo sua qualidade de vida e sua vida noturna. A gastronomia também é fenomenal, principalmente no mês de Julho quando acontece a nove anos o Balneário Saboroso, que reúne os mais badalados e requintados bares, restaurantes e bistrôs que elaboram os mais saborosos pratos, a um único preço. Se você passar trinta dias em Balneário, escolhendo um por dia apenas para jantar, não terá a a oportunidade de conhecer todos.

Kombina Felice

Um com visita obrigatória é Kombina Felice, no Passeio San Miguel, o primeiro boulevard de Balneário Camboriú. A Chef Sandra preparou de entrada uma delicia de Brusqueta de alcachofra com chips de parma: pão, tomate, parmesão, alcachofra e chips de presunto parma. Em seguida o espetacular Fettuccine Alfredo com filé mignon: massa de grano duro ao molho de queijo parmesão com cubos de filé mignon. E para finalizar com louvor a sobremesa Tortina Gianduia: mini torta de chocolate com avelãs e crocante de cacau.

Chef Denilso coelho - Turismo On line

Já o Chef Denilso Coelho, do Acqualina Bistrô, no melhor resort para famílias, pé na areia do Sul do Brasil, o Infinity Blue Resort & Spa, preparou de entrada a Salada Infinita, composta de pêras ao champagne e açafrão, gelatinas de água de côco e de tomates com presunto parma, figos frescos, raspas de castanha, lâminas de rabanete e brotos de agrião com toque de redução de romã. O prato principal o prato Terra Mar. Um espetacular medalhão de mignon grelhado, coberto com creme de espinafre, e vieiras grelhadas na manteiga, massa folhada recheada de creme de shimeji e lâminas de batata assadas com alecrim e confit de tomates cerejas, aspargos, alcachofra e pétalas de cebola roxa. Para encerrar uma sobremesa feito no céu, o Bombom Blue, nada mais do que chocolate temperado, recheado com caramelo salgado, pasta de amendoim e ganache de chocolate meio amargo, acompanhado com quenelle de sorvete de amoras.

Dourado Grelhado - Turismo on line

Não esqueça de dar um pulo na Marina em Itajaí. Jante ou almoce, mas faça reserva com antecedência no comemorado Zephyr, minha dica é o Pescado Manezinho, isto é, um Dourado grelhado com farofa de ervas e rizoto de frutos do mar com linguiça Blumenau. De sobremesa um espetacular Cremino ao Cioccolato, isto é; creme de gianduia na taça com crumbles de biscoitos amaretti, gelatto de café com doce de leite e merengue italiano tostado.

Parque Unipraias - Turismo on line

Outro super atrativo na Costa Verde & Mar é o super Parque Unipraias, Comece o passeio pela Estação Barra Sul, um dos pontos de embarque para a viagem que combina natureza e diversão, com uma vista panorâmica de 360 graus. Foram as embarcações navais que inspiraram a arquitetura dessa estação, que possui três pavimentos. O espaço é interativo e de múltiplo uso, comportando exposições artísticas, artesanato e manifestações populares. A vista é panorâmica, voltada para a ponta sul da praia de Balneário Camboriú, onde acontece o encontro das águas do mar com o rio Camboriú. A área de embarque dos bondinhos aéreos fica no segundo piso.

Parque Unipraias - Turismo on line

O encontro com o mar: Estação Laranjeiras, com sua arquitetura em espiral, inspirada nas conchas do litoral brasileiro. A praia, de mesmo nome da estação, tem águas tranquilas, claras e próprias para o banho, sendo considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina. Na orla uma estrutura completa de bares e restaurantes. Aqui, o melhor programa é degustar um cardápio de frutos do mar, culinária típica da região, ou alugar caiaques e boias para se divertir nas águas de Laranjeiras. Nesta Estação é a chegada do ZipRider, uma tirolesa de tirar o fôlego. Enquanto espera para o embarque, o visitante pode apreciar a exposição “Conheça nossa história”. A exposição fotográfica contempla os principais momentos desde 1950 até os dias de hoje anos do Parque Unipraias, que é considerado um dos principais pontos turísticos de Santa Catarina.

Navio Pirata - Turismo on line

Barco Pirata Capitão Gancho em Balneário Camboriú. Maior barco da região. A saída é do Rio Camboriú, navegando na orla marítima de Balneário Camboriú, passando pela Ilha das Cabras e seguindo para a Praia de Laranjeiras, com opção de desembarque na praia.

Espetáculos a bordo, uma ótima diversão para crianças e adultos. A escuna tem três andares e conta com 370 coletes salva-vidas, 25 balsas salva-vidas, barzinho (que vende lembrancinhas também) e banheiros. Tem capacidade para 330 passageiros, sendo 190 no convés principal, 100 no primeiro piso e 44 no segundo piso. Quatro tripulantes fazem parte da equipe. Este passeio é realizado pela empresa Barra Sul Turismo Náutico. A aventura tem início na Barra Sul, onde já no começo podemos observar a grandiosa estrutura do Molhe da Barra Sul com todo o seu charme paisagístico. PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI.

Costa Verde & Mar By Bus

Costa Esmeralda By Bus - Turismo on line

Neste sábado foi dia de circular pela Costa Verde & Mar via BC By Bus, isto é, open bus, veículo que não possui janelas ou teto na parte superior. A mais de quatro metros de altura, o ônibus oferece aos passageiros visão panorâmica de todos os pontos turísticos da região e contato direto com o ambiente. São 55 lugares no piso superior e 16 no piso baixo. O BC by Bus visa o conforto, praticidade e qualidade em seus serviços para assim garantir que os passageiros aproveitem ao máximo a cidade. A mais de quatro metros de altura, o ônibus oferece aos passageiros visão panorâmica de todos os pontos turísticos da região e contato direto com o ambiente.

BC BY BUS - Turismo on line

Na parte inferior do veículo é possível usufruir do ambiente climatizado com ar-condicionado. O ônibus possui ainda sistema de som que anuncia os pontos de interesse ao longo do trajeto em português e inglês, frigobar para fornecimento de bebidas, suspensão hidráulica inteligente, bagageiro, câmeras internas de segurança e acessibilidade para cadeirantes.

 Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento - Turismo on line

O trajeto começa pela Av. Brasil, segue pela Av. Atlântica, Estrada da Rainha, Praia Brava, Praia da Atalaia, Av. Beira Rio, Centreventos Itajaí Mercado Público de Itajaí, Porto Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, Av. Brasil, Praia de Cabeçudas e Praia do Jeremias, com paradas especiais na Praia de Cabeçudas, Centro Histórico: Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Museu (Itajaí), Visita Fabrica Cervejaria Itajahy (30 minutos – sábado e domingo e feriado essa parada vai está indisponível).

Não deixe de conhecer o Mercado Público Velho de Itajaí e, acima de tudo, degustar uma das especialidade que é a Feijoada da Bia, literalmente de lamber os dedos em um ambiente extremamente democrático que acolhe todas as tribos. O local conta com os seguintes estabelecimentos: uma cafeteria, duas lojas de artesanatos, uma petiscaria, um restaurante, um empório e um posto de informações da secretaria de turismo. PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI.

Costa Esmeralda - Turismo on line

Enfim, a Costa Verde & Mar é um lugar perfeito para não fazer nada, mas com opções para você fazer absolutamente tudo.  Meus agradecimentos ao BC Convention & Visitor Bureu e seus parceiros e a minha casa em Balneário Camboriú, o Infinity Blue Resort & Spa, que orgulhosamente faz parte do hall da fama da TripAdvisor e que hospedou os jornalista demais este Press Trip.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *