Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

Programa de apenas um dia, desenvolvido com elevado profissionalismo. Transporte confortável, horários cronometrados, visitas programadas. Excelência do instante da saída ao momento de retorno. Convivência agradável, gastronomia diferenciada, lazer de qualidade. Opção imperdível!

 

Gastrotour Capixaba: expressão do círculo virtuoso do turismo

 

O turismo é atividade econômica muito atrativa para se empreender. Na maioria das vezes, exige 0% de capital e 100% de iniciativa. É suficiente ter uma boa ideia para oferecer serviço diferenciado ou produto de qualidade e alcançar o sucesso no mercado.

A partir de criatividade, dedicação, esforço e organização ao alcance de qualquer pessoa, estrutura-se um círculo virtuoso a partir do qual se sobressaem criação de renda, geração de trabalho e distribuição de riqueza — sem contar a infinidade de benefícios imateriais.

Essa introdução resume o espírito do Gastrotour Capixaba, de passeios customizados criados e desenvolvidos pelo casal formado pela brasileira Maria de Lourdes Pereira e pelo europeu Bruno Belga — sobrenome de guerra mostrando claramente sua origem.

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo
O espírito do Gastrotour Capixaba são passeios customizados criados e desenvolvidos pelo casal formado pela brasileiríssima Maria de Lourdes Pereira e pelo europeíssimo Bruno Belga, com foco em cultura, história, imigração, gastronomia, enologia, lazer…

 

Gastrotour Capixaba: serviço assentado apenas em qualidade

 

O projeto dos dois é baseado num único termo: qualidade — acompanhamento on-line por grupo no Whats App, divulgando apenas informações pertinentes, identificação dos passageiros por crachá, serviço de van impecável, lanchinho de boas-vindas e por aí vai.

Acontecendo em finais de semana, partem da Região Metropolitana da Grande Vitória, o conjunto de Municípios situados no entorno da Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo, privilegiando a singular Região de Montanhas do território capixaba.

A programação atende tanto às pessoas comuns, buscando simplesmente atividades de lazer qualificado, quanto aquelas querendo ampliar seus conhecimentos e estudos em diversos setores, destacando-se cultura, gastronomia, imigração, história e vinificação.

Tudo isto desenvolvido num clima no qual se sobressai o profissionalismo da realização, com organização primorosa, programação refinada, horários cronometrados, transporte confortável, destinos bem variados, informações precisas, participantes interessados etc.

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo
O passeio Gastrotuor Capixaba ocorre em clima sobressaindo profissionalismo: organização primorosa, programação refinada, horários cronometrados, transporte confortável, destinos bem variados, informações precisas, participantes interessados etc.

 

Gastrotour Capixaba: na Terra dos Colibris, a Cidade de Santa Teresa

 

Acompanhei um grupo pela Terra dos Colibris, a Cidade de Santa Teresa. Partimos cedo e retornamos no início da noite, após o dia inteiro de atividades ininterruptas, visitando dois vinhedos, um alambique e uma vinícola, além de um almoço com culinária italiana.

Na chegada, parada estratégica para degustação e compra de Biscoitos Claids e outras delícias. A seguir, após cruzar o Centro da Cidade de Santa Teresa, pegamos a rodovia asfaltada, em direção à Cidade de Itarana, buscando o primeiro destino: Vale de Tabocas.

O objetivo era conhecer os vinhedos utilizados na produção do já premiadíssimo Vinho Tabocas. Ali mesmo entre os parreirais, uma exposição completa, detalhando variedades de uvas, manejo da cultura, proteção das plantas, época da colheita e outras informações.

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo
A primeira visita permitiu conhecer vinhedos base da produção do já premiadíssimo Vinho Tabocas. Entre os parreirais, uma exposição completa, detalhando variedades de uvas, manejo da cultura, proteção das plantas, época da colheita e outras informações

 

Gastrotour Capixaba: diferenças entre uvas viníferas e uvas de mesa

 

O responsável pela aula foi o enólogo Vinícius Corbellini, um dos três sócios daquele empreendimento pioneiro, desenvolvido dentro do conceito de “vinho de garagem” —produções em pequenas quantidades, muito popular na Itália, pouco conhecido no Brasil.

As etapas da fabricação ficariam para a parte da tarde, na Cantina Mattiello. Conhecidos formas, cores e sabores das uvas viníferas, era momento de compará-los aos das uvas de mesa, estas compradas em feiras, mercados e quilões, consumidas por todos no dia a dia.

Não demorou, estávamos no sítio do casal Élida Tonn Braun e Luiz Henrique Germano Braun, descendentes de pomeranos vivendo no meio de descendentes de italianos. Ela nos convidou a conhecer parreiral, e caminhamos batendo as cabeças em cachos de uvas.

Com uma tesoura de poda, cortava alguns aqui e ali, entregando-nos para degustar, em paralelo às suas explicações sobre as espécies ali cultivadas. De lá, nos encaminhamos à lojinha, com caixas de uvas frescas e produtos do agroturismo da localidade para venda.

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo
No meio do parreiral, onde caminhávamos com as cabeças batendo em cachos de uvas, a proprietária, em paralelo às explicações sobre as espécies ali cultivadas, incentivava a degustação. Na lojinha, caixas de uvas frescas e produtos do agroturismo daquela região

 

Gastrotour Capixaba: ciclo da produção de uma aguardente orgânica

 

A terceira parada foi no alambique Cachaça da Mata, cujos produtos fazem sucesso em todo o Brasil e até mesmo no exterior. Recebidos por membros da família criadora da marca e o responsável pela produção, o tour seguiu o ciclo de produção da aguardente.

A estrutura tem certificação orgânica, renovada anualmente, e usa processo artesanal denominado “caipira”: colheita da cana-de-açúcar sem queima da palha, ausência total de produtos químicos e com fermentação a partir da adição de fubá de milho à garapa.

Outro detalhe fundamental: o alambique é todo em ácido inoxidável, sem presença de cobre em tanques de armazenamento, vasilhames de manipulação, encanamentos para circulação, serpentinas de condensação e dispositivos de envasamento para as garrafas.

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo
A Cachaça da Mata tem certificação orgânica, renovada anualmente, e usa processo artesanal denominado “caipira”: colheita da cana-de-açúcar sem queima da palha, ausência de produtos químicos e fermentação com adição de fubá de milho à garapa

 

Gastrotour Capixaba: almoço com um menu essencialmente italiano

 

Concluída a degustação das variedades Prata e Ouro, era hora do almoço e partimos então para a Cantina da Mamma, localizada na Rua de Lazer, no Centro histórico da Cidade de Santa Teresa. Os responsáveis pela casa são Audrey Leite e Cláudio Loureiro.

O menu italiano constitui-se de caponata com pão, como entrada, seguido de três opções de pratos principais: espaguete; nhoque de abóbora, banana, batata pura ou batata com espinafre; e tortei de abóbora — combinado aos molhos bolonhesa, calabresa ou sugo.

Havia opções de carnes à parte, para aqueles mais esfomeados: alcatra grelhada, filé mignon cozido na manteiga e polpetones recheados. Alguns acompanharam como sucos naturais, outros com cervejas, inclusive artesanal local, e outros ainda com vinho tinto.

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo
O almoço aconteceu no Centro da Cidade dos Colibris de Santa Teresa, num dos pontos da Rua de Lazer. O local? Cantina da Mamma. Informalidade total, simpatia da equipe, sorriso quilométrico da proprietária, molhos saborosos, massas e grelhados. Quer mais?

 

Gastrotour Capixaba: produção do vinho, degustação de marcas top

 

A tarde ia pela metade ao chegarmos à última parada do Gastrotour Capixaba: Cantina Mattiello. A oferta de delícias se repetia, num estoque de produtos da roça: biscoitos caseiros, doces cristalizados, embutidos artesanais, licores variados, vinhos coloniais…

Partimos, então, para acompanhar uma detalhada explicação sobre a produção de vinhos feita pelo proprietário, Éliton Mattiello. A explanação aconteceu junto aos equipamentos utilizados para limpar e esmagar uvas e tanques de fermentação e decantação do líquido.

Na conclusão, em paralelo às descrições detalhadas de cada um dos rótulos, generosa degustação. Primeiro, suco de uva, fermentado de jabuticaba e diversos vinhos coloniais da Vinícola Mattiello. E, como fechamento de ouro, os rótulos top da Vinícola Tabocas.

A contragosto, cabisbaixos, deixamos aquele paraíso. A noite começava a cair ao embarcarmos para retornar às nossas casas. Mas, em todos, nascia uma vontade de retornar — ou de participar de um novo Gastrotour Capixaba, com roteiro semelhante.

Ou, quem sabe, integrar o Expresso Gourmet, antes desenvolvido pela Maria Amália Queiroz Bello e agora pelo casal. Mais voltado a estudantes de Enologia e Gastronomia, também aceita pessoas comuns. O próximo será dia 4 de agosto agora.

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo
A Cantina Mattiello é mais um dos diversos pontos para se degustar e comprar delícias artesanais de excelente qualidade: biscoitos, embutidos, lembranças, licores, massas, vinhos… O acesso é bem fácil; difícil mesmo é sair de lá sem carregar alguma coisa

 

Gastrotour Capixaba: momentos de um dia embriagado de belezas

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

 

Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo

 


 

O post “Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo” foi produzido em função da participação no primeiro passeio do Gastrotour Capixaba, realizado dia 21 de julho de 2018, com destino à Terra dos Colibris, a Cidade de Santa Teresa, com visitas à viticultura dos Vinhos Tabocas, parreiras de uvas de mesa do Sítio Braun, alambique Cachaça da Mata, Cantina da Mamma e Cantina e Vinícola Mattiello.

A repetição de diversas expressões ao longo do conteúdo do post “Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo” — como “Gastrotour Capixaba” — é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo” pode apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

O post “Gastrotour Capixaba customiza visitas ao agroturismo do Estado do Espírito Santo” está republicado nos seguintes endereços da Web:

• Facebook do Jornal Cidade Sorriso, da Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul;

• Blog do Jornal Passaporte, da Cidade de Belém, capital do Estado do Pará; e,

• Revista Receptiva, da Cidade de Bento Gonçalves, um dos ícones do turismo da Serra Gaúcha, região de montanhas localizada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *