Festival Vale do Café

A região do Vale do Café, onde se produziu a maior quantidade de café no Brasil durante o século 19, acumulando uma riqueza arquitetônica inigualável, recebe a 16ª edição do Festival Vale do Café, que acontece sempre em julho desde 2003. Este ano, o maior evento da região acontecerá entre 20 e 29 de julho, em 12 fazendas históricas.

 

A programação, que prima pela junção de instrumentistas conceituados em belíssimos cenários, conta com Marcel Powell, homenageando seu pai, o mestre Baden, na belíssima Fazenda Vista Alegre, em Valença, e com a cantora lírica e professora Carol McDavit, cantando na Fazenda do Paraízo, a joia de Rio das Flores. O homenageado da vez, Jacob do Bandolim, terá seu repertório executado pelo duo Dani Spielmann e Sheila Zagury, na Fazenda São Luiz da Prosperidade, e pelo Terno Carioca, formado por Luiz Flávio AlcofraPedro Aragão e Lena Verani, na Fazenda São Roque. Em todas as fazendas que sediarão shows, haverá visita ao casarão com degustação de lanche colonial após o concerto.

 

É também tradição do Festival oferecer cursos ligados a música e este ano não será diferente. Já estão confirmados cursos de canto com a própria Carol McDavit, de violão com Ulisses Rocha e outro de violão com Turibio Santos, aliás, um apaixonado pela região do Vale. Será oferecido também aulas de violino com a musicista Suray Soren. As aulas de cavaquinho e bandolim ficarão por conta de Pedro Cantalice, músico de Vila Isabel considerado o primeiro músico do mundo no instrumento a ter curso superior em música. Os cursos acontecerão em Vassouras, de 23 a 27 de julho com inscrição gratuita pelo site oficial do Festival.

 

Falando em Vassouras, a princesinha do café, este ano comemora-se 60 anos de tombamento da cidade e a iniciativa privada criou o movimento #MaisVassouras que fará uma programação paralela ao Festival e gratuita, na antiga Estação Ferroviária, no centro. A programação incluirá shows, como da Orquestra de Volta Redonda, e um corredor gastronômico com food trucks de diversos tipos, além de exposição de orquídeas.

 

O já consolidado Festival Vale do Café comemora também este ano o reconhecimento da Fundação Getúlio Vargas e do Ministério da Cultura, que o incluíram na agenda “Rio de Janeiro a Janeiro” e, através de estudo, reconheceram o Festival como ação geradora de alto impacto socioeconômico. A cada R$ 1,00 investido no Festival, há um retorno para a região de R$ 5,09, numa geração total de emprego de aproximadamente 600 vagas. Prova de que o evento já é considerado como um dos mais importantes festivais de música de toda região.

 

 

Serviço:

 

Festival Vale do Café – 16ª edição

20 a 29 de julho de 2018

Ingressos e informações pelo site: www.festivalvaledocafe.com.br

 

Programação nas Fazendas

 

20 julho, sexta-feira, 11h

Angelica De La Riva – “Musica Feramente Humana”

Fazenda Florença (Conservatória, RJ)

 

20 julho, sexta-feira, 16h

Quarteto do Jacob – “Tributo a Jacob do Bandolim”

Fazenda Alliança (Barra do Piraí, RJ)

 

21 julho, sábado, 11h

Turíbio Santos e Maria Haro – “Noites Espanholas”

Fazenda Mulungu Vermelho (Vassouras, RJ)

 

21 julho, sábado, 16h

Harmonitango – “Tango no Vale”

Fazenda São Luiz da Boa Sorte (Vassouras, RJ)

 

22 julho, domingo, 11h

Trio In Uno – “Uma viagem na música instrumental brasileira”

Fazenda das Palmas (Paulo de Frontin, RJ)

22 julho, domingo, 16h

Duo Augusto Martins e Paulo Malagutti – “Piano e Jobim”

Fazenda Ponte Alta (Barra do Piraí, RJ)

 

27 julho, sexta-feira, 11h

Ulisses Rocha – “Violãocello – Causo e Prosa”

Fazenda União (Rio das Flores, RJ)

 

27 julho, sexta-feira, 16h

Carol McDavit – “Leonard Berstein: 100 anos”

Fazenda do Paraizo (Rio das Flores, RJ)

 

28 julho, sábado, 11h

Celso Faria, Pedro Cantalice – “Trajeto do violão no Brasil” com participação de Turibio Santos

Fazenda Guaritá (Rio das Flores, RJ)

 

28 julho, sábado, 16h

Marcel Powell – “Só Baden”

Fazenda Vista Alegre (Valença, RJ)

29 julho, domingo, 11h

Duo Dani Spielmann e Sheila Zagury – “Entre mil, você!” Tributo a Jacob do Bandolim com participação especial de Marina Chuva

Fazenda São João da Prosperidade (Barra do Piraí, RJ)

 

29 julho, domingo, 16h

Terno Carioca – “100 anos de Jacob do Bandolim”

Fazenda São Roque (Vassouras, RJ)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *